quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cursos de Comunicacao do RS estao entre os melhores do Pais

Graduações da PUC, Ufrgs e Unisinos foram reconhecidas em ranking da Folha de S. Paulo

A primeira edição do Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, indicou os cursos de Comunicação do Estado entre os melhores do Brasil. Entre as graduações de Jornalismo, a PUC alcançou o primeiro lugar, posição compartilhada com outras cinco universidades de São Paulo, e a Ufrgs ficou em segundo, ao lado de instituições de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Em Publicidade e Propaganda, a pesquisa destacou a qualidade de ensino dos cursos da Unisinos e da PUC na segunda colocação, e da Ufrgs na terceira. “Os bons resultados estão, com certeza, alicerçados pelo trabalho diário de professores com excelente formação e experiência, técnicos-administrativos, que cuidam de detalhes, e alunos que ocupam espaços relevantes nos cenários nacional e internacional”, acredita Mágda Cunha, diretora da Faculdade de Comunicação da PUC.

O levantamento classificou 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades, instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC. A pesquisa foi estruturada a partir de rankings internacionais, como o global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), com adaptação ao contexto brasileiro.
Os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos pelo Datafolha.

Foram analisados os seguintes fatores: qualidade de pesquisa (a Folha avaliou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado e número de artigos científicos por docente); qualidade de ensino (597 pesquisadores do CNPq apontaram as 10 melhores universidades brasileiras em suas respectivas áreas); avaliação do mercado (1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras definiram três instituições de ensino superior para as quais dão preferência nos processos de seleção); e indicador de inovação (a Folha analisou o número de solicitações de patentes entre as universidades).


fonte: Coletiva.net (acesse e saiba mais sobre a pesquisa)

Nenhum comentário: