quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Propostas simples e eficazes no Hortigranjeiros


Propostas simples e eficazes de produção são apresentadas na Casa do Leite do 29º Hortigranjeiros


Conscientizar sobre as consequências do uso de biocidas e estimular a qualidade da produção de leite são alguns dos intuitos da mostra organizada na Casa do Leite, uma das atrações do 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Localizada em uma exuberante estrutura, a Casa é um dos locais mais visitados do evento.

"Os agricultores recebem informações e trocam experiências de higiene da ordenha, equipamentos, construções adequadas de salas de ordenha, cuidados com o leite

 ordenhado, sanidade dos animais, além de tecnologias de limpeza. Tudo de uma forma simples, com baixo custo e alta eficiência", explica o assistente técnico regional e médico veterinário da Emater/RS-Ascar Jorge Lunardi.

No local ocorrem também oficinas permanentes de uso de plantas medicinais em animais. Na Casa estão dispostos cenários que remetem às diversas etapas da produção do leite: criação da terneira, ambiente, alimentação, ordenha, equipamentos e comercialização.

Podem ser conferidas também parte das mais de mil receitas caseiras disponibilizadas pela Emater/RS-Ascar para prevenir e tratar 50 doenças animais, entre elas, controle de mastites, células somáticas, leite ácido, problemas infecciosos e carrapatos. Os remédios são produzidos a partir de mais de 200 ervas e plantas medicinais, usadas na forma seca ou verde, além de compor as formulações de produtos caseiros. "Por meio do resgate da sabedoria popular aliada ao conhecimento técnico, conseguimos receitas de baixo custo e de fácil manuseio como de detergentes, sabão, desinfetante, pomada e tintura", destaca a assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa, Vanessa Gnoatto.

Também há espaço para orientar acerca da homeopatia animal. "A homeopatia permite preservar a saúde animal, bem como a saúde dos agricultores que fazem o manejo", destaca Lunardi.

O 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros segue até o próximo domingo, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, com entrada gratuita.

fonte: Comissão de Imprensa 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros

Nenhum comentário: