quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entidades empresariais serao difusoras dos instrumentos de controle social do TCE-RS

As Associações Comerciais, Industriais e de Serviços (ACIS) passarão a atuar de forma efetiva no controle dos gastos públicos das prefeituras gaúchas. Convênio assinado nesta quarta-feira (15), entre Federasul e Tribunal de Contas do Estado (TCE), prevê que as entidades assumirão o papel de difusoras dos instrumentos de controle social para incentivar o cidadão a acompanhar de perto os investimentos e as obras realizadas em suas comunidades. 


O termo de cooperação foi assinado pelos presidentes da Federasul, Ricardo Russowsky, e do TCE, Cezar Miola.





As ações abrangerão uma série de seminários regionais nas sedes das associações comerciais e industriais. A primeira cidade a receber um evento será Erechim. A expectativa de que até o final de 2012 o projeto alcance um terço das 235 associações existentes nas principais cidades gaúchas. “As ACIS possuem uma forte atuação nas comunidades e poderão participar ativamente do controle dos gastos públicos, promovendo a qualificação e a formação dos moradores”, afirma Russowsky. No Estado, as ACIS contam com 45 mil empresas associadas, o que soma aproximadamente 250 mil pessoas físicas.

Os eventos serão sempre abertos ao público e gratuitos. A ideia é potencializar as ações de controle social e, para tanto, de acordo com o presidente do TCE, há necessidade de articulação entre organizações privadas e governamentais. Cezar Miola ressalta a importância de firmar parceria com uma entidade empresarial, uma vez que o Tribunal já tem convênios com universidades, organizações não-governamentais, entre outras entidades. “Ninguém controla o que não conhece. É preciso informação. Pretendemos em conjunto com a Federasul promover a capacitação, a partir da divulgação do portal do TCE e os instrumentos de controle. Assim a comunidade local poderá fiscalizar in loco o que está acontecendo em seu município”, enfatiza.

As capacitações pretendem orientar não apenas em relação aos gastos das prefeituras, mas também sobre a qualidade das aplicações. Mesmo que os municípios tenham cumprido índices constitucionais de investimento em áreas como saúde e educação, por exemplo, a ideia é estimular o cidadão a buscar informações sobre de que forma esses recursos são empregados. No âmbito do TCE, a execução da parceria ficará sob a responsabilidade da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, enquanto na Federasul as ações serão assumidas pela Divisão de Educação.

Fonte: Federasul

Fotografia: Claudir Tigre/ACS TCE-RS

Nenhum comentário: