domingo, 5 de agosto de 2012

Atleta de Santa Rosa nos Jogos Olimpicos

Conheça a primeira atleta santa-rosense que participa de uma olimpíada. Ela é um dos destaques da seleção brasileira de handebol que está em Londres.


Deonise Fachinetto Cavaleiro

Uma das melhores atletas da seleção brasileira de handebol é de Santa Rosa. Deonise Fachinetto Cavaleiro (apelido Dê), 29 anos completado dia 20 de junho, 1,80 m de altura, armadora da equipe espanhola Asfi Itxako, nasceu em Santa Rosa e com 2 anos e meio de idade foi morar em Ivaí , cidade localizada a cerca de 200 quilômetros de Curitiba, Paraná. 

Por influência de sua irmã Carlise foi que conheceu o handebol. Começou no gol e, mais tarde, começou a fazer gols. A treinadora notou que no ataque ela era eficiente.

Aos 15 anos rumou atrás do seu sonho de atleta e foi morar em Cascavel. Aceitou proposta da escola Alfa que lhe ofertou além da possibilidade de estudar, mais moradia e três refeições diárias. Por três anos ajudou a escola a conquistar títulos de categorias de base, incluído o brasileiro. Na sequência, foi jogar na equipe da Ulbra/Altero/Paquetá, em Canoas, onde conheceu seu marido, Adriano Cavaleiro.

Depois de superar alguns problemas físicos decorrentes da atividade, Deonise passou pelas melhores equipes brasileiras de handebol. Jogou no São Paulo Guarulhos, onde foi vice-campeã da Liga Nacional. Conquistou ainda o Grand Prix Paulista, Jogos Abertos do Interior e Liga Nacional. Tornou-se um dos maiores nomes do handebol brasileiro profissional.

Logo mais, a equipe do Metodista São Bernardo, maior rival do São Paulo Guarulhos, contratou a atleta. A equipe era considerada uma das maiores do país em termos de estrutura além de ser a campeã brasileira na categoria masculina. Ficou somente seis meses na equipe e não resistiu à proposta de jogar na Europa.

Foi para a Espanha jogar na equipe do León Balonmano, considerado de médio porte, mas que Deonise ajudou a conquistar pela primeira vez o título da Copa ABF, dominado pelas grandes equipes espanholas.

Ainda na Espanha, foi jogar na equipe do Itxako Navarra por dois anos. No entanto, não chegou a cumprir todo o prazo, rescindido de comum acordo, para se transferir ao Hypo Niederösterreichische, consagrada mundial mente e oito vezes vencedor da Liga dos Campeões.


Na Seleção Brasileira

A participação da atleta santa-rosense na seleção brasileira vem desde 2001, quando foi convocada para a seleção [na categoria] Junior, depois de receber o prêmio de melhor jogadora juvenil do Brasil. Integrou a equipe por três anos sem conquistar títulos. Algumas lesões lhe impossibilitaram de participar de campeonatos e do Mundial Junior, na Macedônia.

Os títulos só apareceram em 2005 quando foi convocada novamente para a seleção adulta. Aí não parou mais: Copa das Nações na Holanda (2006), Copa Turchin na Ucrânia (2006), Pan Americano de Seleções na República Dominicana (2007), Pan Americano no Rio (2007), onde foi um dos destaques da seleção. Em 2007 estreia no Mundial adulto na França, onde foi escolhida como a melhor jogadora no jogo contra a Rússia, que se sagrou campeã mundial.

Integrou a equipe nacional nos jogos olímpicos de Pequim, competição que o Brasil obteve o nono lugar na classificação geral.


Olimpíadas de Londres 


Deonise é um dos destaques da seleção brasileira que está em Londres. Suas atuações têm sido elogiadas pelos jornalistas que cobrem o handebol olímpico. O Brasil lidera até agora o grupo A, com quatro vitórias, uma derrota e saldo de 15 gols. Está classificado para as quartas-de-finais. Ontem, dia 04, a seleção venceu a equipe de Angola por 26 a 23. Próximo adversário será a equipe da Noruega, na próxima terça-feira, dia 7 de agosto. Vamos torcer de olho na santa-rosense Deonise Fachinetto Cavaleiro!


Nenhum comentário: