quinta-feira, 14 de junho de 2012

TV Legislativa na Camara de Santa Rosa

Miguel Oliveira, Civa Silveira, Diretora da TV Assembleia e coordenadora
do Projeto e Douglas Calixto.
Se depender da vontade do Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Ver. Douglas Calixto e do Assessor de Comunicação Social, Miguel Oliveira, a Câmara de Vereadores de Santa Rosa poderá ter um canal de televisão digital a partir de 2013.

O termo de adesão ao projeto “Rede Legislativa de TV digital” foi assinado na tarde desta quinta-feira, 14 de junho, em Porto Alegre, e coloca o Legislativo de Santa Rosa entre as 17 cidades gaúchas que poderão receber um canal de televisão com a programação 100% voltada para os temas da comunidade.

A Rede Legislativa de TV Digital é resultado da iniciativa da Câmara dos Deputados em compartilhar com outras casas legislativas os canais de TV Digital a ela consignado, com o objetivo de permitir a expansão do sinal digital das emissoras de TV do Poder Legislativo.

Miguel Oliveira explica que o sinal poderá ser captado pelo canal 61 dos aparelhos de televisão digital: “trata-se um canal de sistema aberto, ou seja, não há necessidade de “assinatura” para receber o sinal. Todos os televisores digitais estarão automaticamente habilitados a receber o conteúdo que será produzido pela Câmara de Santa Rosa”.

O Presidente Douglas Calixto destacou que o projeto piloto já foi implantado nas Câmaras Municipais do interior de São Paulo e Minas Gerais e o resultado foi uma maior valorização das informações produzidas pela comunidade: “poderemos produzir nosso próprio conteúdo, além de poder debater com a sociedade outras formas de programação” – destacou o Presidente da Câmara de Vereadores.

Douglas explica ainda que eventos como o Musicanto, Festival de Dança e outras programações de cunho cultural poderão ser transmitidas pelo canal de televisão do legislativo: “Nossa prioridade será transmitir ao vivo as Sessões da Câmara, as Audiências Públicas e as reuniões das Comissões Permanentes. Outras programações poderão ser agregadas, seguindo sempre o critério do interesse público”.

Segundo Miguel Oliveira, a grade de programação poderá ser compartilhada com outras programações da Assembléia Legislativa e dos próprios conteúdos produzidos pelas TVs da Câmara e do Senado Federal: “vamos formar a Rede Legislativa de TV Digital e fortalecer o processo de transparência dos trabalhos legislativos, tanto no município quanto na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional” – destacou o Assessor de Comunicação Social da Câmara de Santa Rosa.

O Presidente da Câmara de Vereadores fez questão de salientar que o termo de adesão ao programa representa o primeiro passo para implantação da TV Legislativa: “O próximo passo é aguardar a vinda dos profissionais que darão o assessoramento técnico necessário para montagem do projeto final” – finalizou Douglas Calixto.

Nenhum comentário: