sábado, 24 de março de 2012

Festival Eh Tudo Verdade eh atracao em SP e RJ


Os Mutantes em 1968, núcleo do movimento Tropicália


Até 1º de abril poderá ser conferido em São Paulo e no Rio de Janeiro o principal evento ara exibição de documentários da América Latina: o festival "É Tudo Verdade". Nesta edição, foram reunidos 80 filmes de 27 países. A entrada é gratuita e os filmes são divididos entre as mostras competitivas e especiais. Em Brasília o festival acontece entre 10 e 15 de abril.


Na capital paulista, começou na quinta-feira (22) e no Rio, na sexta (23). O documentário "Tropicália", de Marcelo Machado, abriu o evento em São Paulo. O filme conta as origens e a explosão do movimento de contra-cultura com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa e Tom Zé, entre outros, no final da década de 1960.

O É Tudo Verdade vai mostrar pela primeira vez no Brasil "Salvando a Face" ("Saving Face"), vencedor do Oscar 2012 de melhor curta-metragem documental, que enfoca mulheres paquistanesas cujos rostos foram desfigurados por ácido pelos próprios maridos. Também será a chance de conferir o novo filme de Werner Herzog, "Ao Abismo" ("Into the Abyss"), considerado um dos melhores documentários do ano passado, sobre um condenado no corredor da morte.

Entre as personalidades, "Carrière 250 Metros" reconstitui os passos do escritor, dramaturgo e roteirista francês Jean-Claude Carriere, colaborador de Peter Book, Milos Forman e famoso pelas parcerias com Luis Buñuel. Já "Com Amor, Carolyn", recupera as memórias de Carolyn Cassady, mulher de Neal Cassady e amante Jack Kerouac, ícones da geração beat.

Nos documentários brasileiros, entre os selecionados para a competição nacional estão "Mr. Sganzerla", de Joel Pizzini, sobre Rogério Sganzerla (1946-2004), diretor de "O Bandido da Luz Vermelha" e símbolo do Cinema Marginal; "Dino Cazzola - Uma Filmografia de Brasília", rico em imagens de arquivo sobre a história da capital federal; e, um pouco antes da estreia de "Xingu", o documentário "Coração do Brasil", em que foi refeito o trajeto dos irmãos Villas Boas na década de 1950 para demarcar o centro geográfico do país.

Nas retrospectivas, o destaque é "Cabra Marcado para Morrer" (1984), de Eduardo Coutinho, conhecido por filmes como "Edifício Master", "Jogo de Cena" e o recente "As Canções". Gestado inicialmente como um longa de ficção em 1964, "Cabra" foi interrompido pela ditadura militar e só retomado 20 anos depois, reunindo a equipe original.

Confira a programação no site do festival: É Tudo Verdade


fonte: Vermelho

Nenhum comentário: