domingo, 18 de março de 2012

Cinema: Os premiados no Festival de Punta


A produção da diretora mexicana Paula Markovitch, "El Premio", levou o trofeu Maurício Litman de Melhor Filme na noite deste sábado (17), no Festival Internacional de Cine de Punta del Este, Uruguai. Semi-autobiográfico, conta a história de Cecília (Paula Galinelli Hertzog), uma garotinha de 7 anos que se refugia com a mãe em uma praia do litoral argentino.

O filme sai do Festival de Punta também com prêmio de Melhor Atriz, concedido à menina Paula Hertzog. O júri, formado, este ano, pelas cineastas Flávia Castro (Brasil), Alejandra Galvis (Colômbia) e pelo diretor honorífico da cinemateca uruguaia e crítico de cinema Manuel Martínez Carril (Uruguai), concedeu, ainda, outros prêmios.

O de Melhor Diretor foi para a cineasta peruana Rosario Garcia, por seu filme "Las Malas Intenciones", visto também na edição 2011 do Festival de Cinema de Gramado. Entre os atores, o júri decidiu conceder aTsuyoshi Ihara, do brasileiro "Corações Sujos" o prêmio de Melhor Ator, por seu trabalho na produção dirigida por Vicente Amorim. O Brasil levou, também, o Prêmio do Pùblico, com a escolha do filme "Capitães da Areia", de Cecilia Amado e Guy Golçalves. A noite teve, ainda, homenagem especial a três atrizes presentes no evento: Francisca Gavilan ("Violeta se Fue a Los Cielos"); Pilar Lopes de Ayala ("Medianeras"); e Roxana Blanco ("El Sexo de Las Mujeres" e "La Demora") . Desde o último sábado, o balneário uruguaio recebeu produções, atores, diretores e produtores de diferentes partes do mundo, e terminou na noite deste sábado com a exibição de "La Demora", produção uruguaia, dirigida por Rodrigo Plá. Durante os oito dias do Festival, foram apresentadas produções de EUA, França, Japão, Espanha, México, Dinamarca, Alemanha e Coréia.


[fonte: Correio do Povo]

Nenhum comentário: