terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TV interativa e radio digital

Em 2012, TVs deverão vir equipadas com ferramenta de interatividade

A partir deste ano, a maioria dos aparelhos de televisão fabricados na Zona Franca de Manaus deverá estar equipada com o Ginga, uma ferramenta que permite a interatividade na TV digital brasileira. De acordo com a Agência Brasil, o programa, que é um software livre nacional, permite que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão. A consulta pública sobre as mudanças no Processo Produtivo Básico (PPB) prevê que, pelo menos, 75% dos televisores com tela de cristal líquido devem vir com o Ginga. A partir de 2013, todos os aparelhos terão que trazer o software.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior deve autorizar a transmissão do sinal digital para todas as 400 geradoras do País, que são responsáveis pela produção de conteúdo. A previsão é que até 2016 todos os canais com sinal analógico já tenham sido digitalizados.

O governo trabalha também na implantação do sistema de rádio digital no País. Até o fim do ano, a equipe técnica do Ministério das Comunicações deverá ter definido qual o melhor sistema para ser utilizado no Brasil. Até agora, só o sistema europeu foi testado. O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, informou que a intenção do governo é ter, até o final de 2013, pelo menos uma rádio comunitária funcionando em cada município brasileiro. “Isso é democratização da informação. A comunidade local tem o direito de ter uma voz, de se comunicar, de emitir a sua opinião”.


fonte: Coletiva.net www.coletiva.net

Nenhum comentário: