sábado, 21 de janeiro de 2012

Secretarios discutem Meio Ambiente no FST2012

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara promoverá entre os dias 25 e 27 de janeiro, em Porto Alegre, o 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente – Articulação Política pela Sustentabilidade. Entre os temas a serem debatidos estão licenciamento ambiental, política nacional de resíduos sólidos, recursos hídricos e segurança alimentar.
O encontro, que reunirá secretários estaduais e municipais do Meio Ambiente de todo o Brasil, faz parte da programação oficial do Fórum Social Mundial Temático Justiça Social e Ambiental.

Entre os convidados do encontro está a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participará das palestras de abertura, na manhã do dia 25. Ela falará sobre a situação do setor ambiental brasileiro e sobre os desafios e as perspectivas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro.

Também participará da abertura o presidente do Instituto Ethos e idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, que vai falar sobre articulação política e cidades sustentáveis.

Ainda durante a sessão de abertura, será feita uma homenagem póstuma ao ambientalista e ex-ministro do Meio Ambiente José Lutzenberger (morto em 2002). Será concedido o título de Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia.

No encerramento do encontro (manhã do dia 27), haverá conferência do subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o diplomata alemão Achim Steiner.

Após a conferência, os secretários de Meio Ambiente se reunirão em assembleia geral para redigir um documento que será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado e à presidente da República, Dilma Rousseff.

>> Mais informações no site do evento (http://www.abema.org.br/site/hotsites/ii-encontro-brasileiro-de-secretarios-do-meio-ambiente/index.htm).


Nenhum comentário: