quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Preservar é preciso!


Uma resolução da Conferência Municipal de Cultura, realizada no segundo semestre de 2011, deliberou a realização de campanhas para preservação do patrimônio histórico e cultural de Santa Rosa.

Uma das primeiras ações foi levar a efeito uma postura imediata em defesa do prédio do Clube Concórdia, considerada pelos historiadores um monumento que retrata a vida social dos santa-rosenses. O primeiro piso do prédio, localizado na principal avenida do município, foi vendido no ano passado, gerando certa inquietação com relação ao seu futuro.

Na tarde de ontem, 18 de janeiro, integrantes do Conselho Municipal de Cultura marcaram presença na frente do Clube Concórdia. O ato serviu para chamar a atenção da sociedade e das autoridades municipais sobre a importância da preservação.

Motoristas que trafegavam pela Av. Rio Branco receberam adesivos da campanha “Salvem o Clube Concórdia, patrimônio histórico de Santa Rosa”.

Próximas ações serão desencadeadas, entre elas a entrega de panfletos no domingo, 22, no Parcão Municipal, relatando os fatos históricos do prédio do Clube Concórdia. No entanto, não está descartada pelo Conselho Municipal de Cultura uma Ação Civil Pública para garantir a preservação do prédio.

[texto e fotos: Miguel Oliveira]

Nenhum comentário: