domingo, 4 de dezembro de 2011

Metas para a cultura devem sair nesta semana

Por: Carlos Minuano

Rio
- As 61 metas que formam o eixo central do planejamento de ações para a área cultural até 2020, o Plano Nacional de Cultura (PNC), devem ser anunciadas pela presidente Dilma Rousseff nesta semana (entre 05 e 11/12), segundo informou Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do MinC (Cultura), durante o Festival Cultura Digital.Br, que é realizado até este domingo 4, no Rio de Janeiro.

O plano esboça o cenário cultural que deve ser construído nos próximos 9 anos, prevê articulações com as áreas da educação e da comunicação e estima o crescimento do número de Pontos de Cultura, atualmente em torno de 3 mil, para 15 mil. As metas são resultado das 275 ações propostas em duas conferências promovidas pelo Conselho Nacional de Cultura (CNC). “Primeira versão aprovada pelo CNC foi colocada para consulta pública, novas discussões levaram à versão final que será anunciada nos próximos dias,” informa Mamberti.

A partir de 2012, segundo o secretário, o PNC será complementado com a criação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), instrumento para acompanhar, avaliar e aprimorar gestão das políticas públicas relacionadas à cultura. “É uma peça fundamental para o planejamento e avaliação do processo cultural brasileiro.”

De acordo com Mamberti, o sistema vai possibilitar o compartilhamento público e transparente das informações estratégicas para gestão federal, estadual e municipal da cultura com o objetivo de integrar, padronizar e harmonizar cadastramentos, mapeamentos e os indicadores culturais. “É a sociedade que vai alimentar esse sistema, através de um ambiente computacional inter-relacionado, que visa a coletar, a armazenar e a difundir os dados e as informações culturais”, acrescenta.

fonte: Rede Brasil Atua  www.redebrasilatual.com.br 

Nenhum comentário: