domingo, 25 de dezembro de 2011

Conexoes Globais 2.0 serah espaco de debate politico e de encontro entre cultura popular e digital


Porto Alegre - 
Articular as manifestações e ferramentas de Cultura Digital com as demandas por democracia real feitas por mobilizações de jovens em vários cantos do mundo: foi assim que o secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção resumiu o espírito do Conexões Globais 2.0 – Festival de Cultura Livre, que será realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, de 25 a 28 de janeiro de 2012. A ideia é transformar a Casa de Cultura em um ponto de efervescência cultural, digital e política durante os dias de realização do Fórum Social Temático na capital gaúcha.

Um dos principais articuladores do encontro, Marcelo Branco lembrou ontem, na apresentação realizada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, os primórdios do movimento internacional nascido nas manifestações contra a OMC em Seattle e que deram origem ao Fórum Social Mundial. “O Fórum de 2001 conectou movimentos sociais de cinco continentes com uma quebra de paradigma importante: não foi organizado pelos tradicionais partidos e sindicatos”. Dez anos depois, acrescentou, vemos milhares de jovens nas ruas da Espanha, por exemplo, questionando os limites do atual modelo de democracia representativa. “Esses movimentos em rede vem apresentando uma capacidade de mobilização muito maior que a das organizações políticas tradicionais”. O Conexões Globais 2.0 pretende trazer esse debate e essas conexões para Porto Alegre, retomando o fio que iniciou na capital gaúcho em 2001.

Conforme afirma a página do encontro, o Conexões Globais 2.0 “reunirá ativistas da cultura digital de diversos países, hiperlinkado ao Fórum Social Temático e ao Festival Internacional de Cultura Livre (FicLivre). A Casa de Cultura Mário Quintana também receber, no mesmo período, o Fórum de Mídia Livre, o que significa dizer que esse espaço será, provavelmente, o principal centro de mídia e cultura durante o Fórum Social Temático que ocorrerá em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

A programação do Conexões Globais 2.0, segundo os organizadores, “inclui diálogos e webconferências (com ativistas que participaram de mobilizações em outras partes do mundo) sobre temas como mídias sociais, sustentabilidade, direitos na internet e democracia 2.0. Também serão realizadas oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso das novas tecnologias”.

A ideia, diz ainda a página do evento, é organizar um grande encontro entre a cultura popular e a cultura digital: “A programação inclui música, mostra de filmes, Vjs, Djs, artes plásticas, fotografia, grafite etc. O evento terá transmissão ao vivo via internet e – no mesmo espírito do Conexões -, toda a comunicação será colaborativa, ou seja, produzida por quem estiver participando do encontro.

Porto Alegre, que quer receber de volta o Fórum Social Mundial, em 2003, voltará a pulsar, no final de janeiro de 2012, no ritmo de uma cidade que acolhe o mundo e suas mais atuais e graves inquietações.

fonte: www.conexoesglobais.com.br Acesse e saiba mais!

Nenhum comentário: