terça-feira, 15 de novembro de 2011

SEDA - Semana do Audiovisual Santa Maria


A segunda edição da SEDA - Semana do Audiovisual Santa Maria - começa na mesma semana do 8º Festival Macondo Circus, com a realização de oficinas gratuitas (Pinhole e de Plano sequência), mostras de curtas e longas-metragens, lançamento de livro, exposição de fotografias e debates sobre a cadeia produtiva do audiovisual.

Na segunda-feira, dia 21 inicia a Oficina de Pinhole, ministradas por acadêmicos do curso de Arquivologia do Projeto Na Lata. Inicialmente ministrada para alunos de escolas municipais, ela procura desenvolver a sensibilidade e imaginação a partir da técnica de fotografia em lata. Em uma parceria com o curso de Arquivologia/UFSM, a oficina de dois dias será ministrada das 14h às 18h no Laboratório de Fotografia do prédio 74 do Campus UFSM. Faça sua inscrição pelo link http://va.mu/MkC7
A exposição das fotografias será realizada no dia 26 na Festa Pacotinho de SEDA, no Macondo Lugar, junto com a programação musical do Festival Macondo Circus.

O lançamento da SEDA ocorre no 22 de novembro às 20h, junto com a sessão de curtas-metragens do Macondo Cineclube no Boteco do Rosário. Nesse dia terá exibição de diversos filmes de jovens realizadores brasileiros que estão inseridos na produção contemporânea ligada a processos colaborativos e coletivos. Além disso, durante toda a semana estaremos promovendo uma campanha pra que os realizadores locais exibam e disponibilizem seus seus filmes na Distribuidora DF5.

Curtas: Assassino do bem (SP, 2010, 14’), de Hiro Ishikawa e Thiago Pedroso; Temporão (SP, 2011, 19’), de Felipe Carrelli; O Argentino (SP, 2011, 15’), de Diego da Costa; Raimundo dos Queijos (CE, 2011, 16’), de Victor Furtado; A janela (ou Vesúvio) (MG, 2010, 8’), de João Toledo e Leonardo Amaral; e Orawa (SP, 2010, 3’41’’), de Felipe Barros.

No dia 23 e 24, Fabiano Foggiato ministrará das 14h às 18h na Casa de Cultura a Oficina de Plano Sequência Como Elemento Criativo. Noções de planos, movimentos de câmera e de linguagem cinematográfica estão previstas para que cada participante possa realizar um vídeo em plano sequência no final da oficina. Inscrições pelo link http://va.mu/MkJY

O Lançamento do livro "Pequenas crises – Pesquisas em comunicação e experiência estética", com a presença do organizador Dr. Fabrício Silveira (Unisinos São Leopoldo) vai acontecer no CESMA Café às 17h do dia 23. O livro reúne ensaios acadêmicos sobre diversos assuntos em torno de processos midiáticos, tais como filmes, web e coberturas de partidas de futebol.

O espaço do Museu Treze de Maio será ocupado no dia 24/11 a partir das 19h com o Observatório Clube de Cinema Fora do Eixo e Mesa redonda sobre a cadeia produtiva do Audiovisual. O evento é gratuito e aberto para todos os interessados. Terá presença dos convidados: Gilvan Dockhorn (professor, cineclubista e secretário geral do Conselho Nacional de Cineclubes – CNC), Patricia Uiva (professora e coordenadora do curso de Especialização em Cinema - UNIFRA), Fabrício Koltermann (realizador audiovisual), Matheus Toledo (realizador audiovisual) e Juliana Machado (jornalista, produtora cultural e cineclubista).

Na dia 25 às 16h na FADISMA será exibido o documentário "O grande Tambor" (RS, 2011, 120’) em parceria com o Museu Treze de Maio e Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) dentro da programação da 23ª Semana Municipal da Consciência Negra de Santa Maria. Haverá debate com a presença do diretor do filme, Sérgio Valentim (Ponto de Cultura - Coletivo Catarse - POA).

A Mostra de filmes da Distribuidora DF5 contará com o lançamento dos longas-metragens 'Cartão Postal' (RJ, 2011, 60’), de Josinaldo Medeiros e Wagner Novais e 'Abel contra o muro' (SP, 2011, 52’), de Alexandre B Borges, além da exibição do clipe “Rua Augusta” do Emicida. Dois retratos sobre periferias de duas cidades diferentes (Rio de Janeiro e Bauru - SP). A exibição é gratuita e ocorre no dia 25/11 às 20h na Praça Saldanha Marinho. No mesmo dia, a partir das 23h tem a Festa de encerramento Pacotinho de Seda, com shows, projeções audiovisuais e exposição de fotografias no Macondo Lugar.

No domingo, dia 27, o encerramento da SEDA e do Macondo Circus será realizado na Concha Acústica, espaço ao ar livre do Parque Itaimbé. Haverá mostras e projeções audiovisuais diversas a partir das 18h.

Curta a página da SEDA Santa Maria 2011 no Facebook: http://on.fb.me/vfM6ZW

Acompanhe a programação no site do Festival Macondo Circushttp://www.macondocircus.com/

fonte: Marcelo Cabala / Macondo Coletivo

Nenhum comentário: