sábado, 10 de setembro de 2011

Oitava Bienal do Mercosul comeca neste sabado


A 8ª Bienal do Mercosul abre suas portas no próximo final de semana. Conhecida como um dos principais eventos de arte contemporânea da América Latina, a Bienal do Mercosul estará em cartaz de 10 de setembro a 15 de novembro, em Porto Alegre/RS. 

O final de semana de abertura traz uma intensa programação com início nesta sexta-feira (09), ontem, com a realização da Cerimônia Oficial de Abertura, no Cais do Porto. A cerimônia é aberta ao público e vai contar com a presença de autoridades, diretores de instituições culturais nacionais e estrangeiras, colecionadores, artistas e curadores. Após a cerimônia, às 19h30, o coletivo coreano-americano YOUNG HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES apresenta a performance The Immigrant as a Geopoet (O imigrante como Geopoeta). Os artistas são conhecidos por seus textos animados em Flash e acompanhados por jazz, usualmente composto e interpretado por eles mesmos. As obras de Young-Hae Chang Heavy Industries têm uma estrutura narrativa e exigem que o visitante – como em um filme – permaneça até o final, dado que são pequenas histórias poéticas sobre a vida, que envolvem decisões de ética, moral e política, narradas com sutil humor e muito sarcasmo. O vídeo tem duração de 55 minutos.

8ª Bienal do Mercosul
Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais. O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn. Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são osArmazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

Saiba mais, acessehttp://www.bienalmercosul.art.br

Nenhum comentário: