sexta-feira, 29 de julho de 2011

Copatti bate forte na administração

Ex-prefeito Altair Copatti
[ Do Cooperjornal ]


O entrevistado desta semana do Cenário Político é o ex-prefeito de Três de Maio, o médico  Altair Francisco Copatti. Eleito por duas vezes consecutivas, ele foi o primeiro prefeito a ser  reeleito em toda a história do município. Acompanhe a entrevista.


Nome Completo: Altair Francisco Copatti
Períodos em que foi prefeito e quem foi o vice: No primeiro mandato de 2001 a 2004 o  vice-prefeito foi Fernando Vanin Trage e em meu segundo mandato, de 2005 a 2008 tive como  vice Alceu Inácio Stein
Partidos que faziam a coligação em seus mandatos: No primeiro mandato PT, PDT e o  PSB compuseram a coligação. No segundo PT, PTB e PSB.
Qual avaliação que faz do governo municipal atual? O governo atual recebeu a prefeitura em excelente condição financeira e boa organização administrativa, porém não aproveitou esta oportunidade e vemos retrocesso em diversas áreas de atuação do município. Ressalta-se o  atraso na execução de importantes obras estratégicas para o desenvolvimento de Três de Maio.  Por exemplo, a construção do acesso rodoviário a nova Indústria da Perdigão, a qual foi  conquistada em nosso mandato.
Poderia apontar o principal aspecto negativo do atual governo municipal em sua opinião? Existe um conjunto de aspectos negativos, muita mídia e pouca ação, desorganização  administrativa, pouca transparência e falta de ações que de fato atendam a população. Há uma  grande frustração da comunidade em razão das expectativas criadas e não atendidas.
Como  analisa os investimentos da atual administração em educação, saúde e segurança? Até o momento, os investimentos significativos em educação e saúde em  andamento são projetos da administração passada, que, aliás, estão atrasados e deveriam estar prontos e a disposição da comunidade. Exemplos: Escola de Educação Infantil do bairro Guaíra  e a ampliação da Unidade de Saúde do bairro Oriental. Não houve avanço nestas áreas neste  governo, até medicamentos da farmácia básica estão em falta.
Acha que as receitas do município estão sendo bem aplicadas? Entendo que a prioridade de investimentos do município deve ser nas áreas que atendem a maioria da população, como  saúde, educação, agricultura, habitação e infraestrutura urbana. A atual administração poderia  investir mais na qualificação dos servidores e na implementação de programas e projetos que  valorizem os funcionários para melhorar o atendimento à população.
O que um prefeito deveria fazer para um município se desenvolver?  O prefeito deve estar próximo da população, respeitar a vocação e a história local, planejar o desenvolvimento  sustentável do município, valorizar os empreendedores locais e implementar políticas públicas  voltadas para atender os anseios da comunidade. Cumprir aquilo que prometeu na campanha,  preparar o município para receber investimentos que gerem emprego e renda e estabelecer uma  relação de credibilidade com a população e os poderes constituídos.
Acredita que a atual administração está ouvindo a comunidade? Para que a comunidade seja ouvida é preciso que o governo crie condições e estimule a população a participar, não vejo  isso na atual administração. A comunidade quando participa quer ser ouvida, atendida e  respeitada. Vale lembrar que em nossa gestão havíamos implementado o Orçamento  Participativo como instrumento para ouvir a comunidade.
O que você faria melhor?  Não se se trata de fazer melhor ou pior, é preciso ser coerente, ouvir a comunidade, investir onde a população mais precisa. Atender aqueles que mais  necessitam, assumir responsabilidades, cumprir com as promessas de campanha e ter humildade  para reconhecer falhas.
Que avaliação faz do Governo Tarso e do Governo Dilma? O governo da presidente Dilma  assumiu um compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a redução das desigualdades  sociais e com a construção de um plano que contemple a posição de um país que respeita e  orgulha o seu povo. Dilma e o PT trabalham para solidificar o projeto iniciado pelo presidente Lula, um país forte e respeitado pela sua capacidade de liderança e diálogo. Já Tarso, com a  capacidade de governar, está atuando de forma organizada, enfrentando problemas estruturais para construir um Estado sólido. Nestes primeiros meses de governo, vemos um grande esforço  do governador Tarso Genro para estruturar e desenvolver de forma sustentável o Rio Grande do  Sul. 

Nenhum comentário: