quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cinema: Os Desbravadores estão chegando

Cinema
                                                Os Desbravadores estão chegando


Os oitenta anos de Santa Rosa vão ser comemorados também no cinema. O documentário “Desbravadores de Santa Rosa” vai ser lançado no dia 12 de agosto no Sesc, às 19h30min, dentro da programação oficial do município. O filme é uma parceria das produtoras Plug, Casa Verde e Lanterna Mágica. O Projeto teve apoio do Fundo Municipal de Cultura e a participação de inúmeras pessoas da comunidade.

Uma reportagem imortalizada nas páginas da extinta Revista do Globo de Porto Alegre serviu de ponto de partida para a produção do filme que quer colocar nas telas o passado e o presente da cidade. Assinada pelo jornalista José Amádio e ilustrada pelo fotografo Ed Keffel, a reportagem produzida em 1946, retrata a prosperidade do município do noroeste gaúcho, seu desenvolvimento urbano e as particularidades do povo dessa região.

Com o auxilio da pesquisadora Tereza Christensen, o diretor e roteirista Anderson Farias procurou retratar no filme o olhar e as impressões que a dupla de repórteres teve ao sair da capital na tarefa de produzir uma reportagem naquela época em um dos pontos mais distantes do estado. Santa Rosa até então sofria com a má reputação de terra sem lei, onde bandidos eram temidos e se tornavam lendas vivas.

Depois de quatro meses de produção, cerca de 30 figurantes da comunidade participaram das filmagens realizadas em Santa Rosa e Santo Ângelo durante o mês de abril. A equipe técnica contou com a participação do diretor de fotografia Alexandre Bragança, produção executiva e montagem de Pladinir Mallmann e trilha sonora de Claudio Joner.

Nenhum comentário: