A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (IECine), participa da Comissão Executiva do Festival. Presente na coletiva, o titular da pasta Luiz Antonio de Assis Brasil dividiu seu pronunciamento em dois momentos. Primeiro, em tom pessoal, o secretário lembrou ter sido ele o criador do IECine, há 25 anos, cujo lançamento foi feito em Gramado. " Nesse tempo todo, com altos e baixos e, no momento com grande alto, o nosso Instituto Estadual de Cinema está cumprindo sua missão, e em setembro teremos o início da integração efetiva com o Uruguai".
Em um segundo momento, Assis Brasil falou como secretário cumprimentando os realizadores do festival por mais uma edição e destacou o papel do pró-Cultura RS. "Políticas Públicas de Cultura se faz com orçamento, mas sem dúvida a Lei de Incentivo é um elemento muito importante para a dinamização dos agentes culturais do Rio Grande do Sul", finalizou.
O presidente do Festival, Alemir Colleto, falou do desafio que é viabilizar cada edição. "Sem as leis de incentivo, tanto a federal como a estadual, especialmente a estadual, o Festival de Cinema de Gramado não seria realizado", disse.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também destacou a importância das Leis de Incentivo para a realização dos eventos da cidade, além de maifestar a preocupação para que todos os visitantes sejam muito bem recebidos.
O Festival vai exibir 7 Longas Brasileiros, 7 Longas Estrangeiros, 16 Curtas Nacionais e 20 curtas na Mostra Gaúcha. A novidade deste ano é o Cinema Parque, uma grande tela em estrutura coberta que será montada no Lago Joaquina Bier, para que um maior número de pessoas tenha acesso ao cinema. O festival ocorre de 5 a 13 de agosto.
SANTA ROSA MOSTRA GRAMADO
Os vencedores do Festival de Gramado desfilarão na tela do Centro Cívico Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa. O evento "Santa Rosa Mostra Gramado" chega a sua 3ª edição confirmada para os dias 28, 29 e 30 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário