segunda-feira, 20 de junho de 2011

Marcha das Vadias

Estão sendo organizadas pelo Brasil e pelo mundo marchas de mulheres em defesa do direito de se vestirem e agirem da forma que quiserem sem que isso justifique qualquer violência sexual cometida contra elas. A Marcha das Vadias (ou SlutWalk) surgiu no Canadá, em abril, como protesto em resposta ao comentário de um policial que orientou as universitárias a "não se vestirem como vadias (sluts)" para reduzirem o risco de serem estupradas. Essa declaração causou revolta entre as canadenses, que foram às ruas numa marcha de cerca de três mil mulheres para combater o ideário machista que culpabiliza as vítimas de violência sexual.

No Brasil, marchamos porque aproximadamente 15 mil mulheres são estupradas por ano, e mesmo assim nossa sociedade acha graça quando um humorista faz piada sobre estupro, chegando ao cúmulo de dizer que homens que estupram mulheres feias não merecem cadeia, mas um abraço. 
Estar no comando de nossa vida sexual não significa que estamos nos abrindo para uma expectativa de violência, e por isso somos solidárias a todas as mulheres estupradas em qualquer circunstância, porque tiveram seus corpos invadidos, porque foram agredidas e humilhadas, tiveram sua dignidade destroçada e muitas vezes foram culpadas por isso.
Mulheres em busca de respeito e autonomia sobre os próprios corpos estão convidadas a participar das marchas, da forma como preferirem! De moletom, mini-saia, salto alto, rasteira. Sinta-se livre para vestir a roupa que tiver vontade. Traga também cartazes, com o que quiser dizer. Homens solidários à causa também são bem-vindos. Acompanhe a agenda abaixo que indica aonde cada marcha vai acontecer nesse dia 18 de junho.

Em Brasília, marchamos porque apenas nos primeiros cinco meses desse ano, foram 283 casos registrados de mulheres estupradas, uma média de duas mulheres estupradas por dia, e sabemos que ainda há várias mulheres e meninas abusadas cujos casos desconhecemos. A concentração da Marcha das Vadias de Brasília será no próximo sábado, dia 18/6, às 12h, em frente ao Conjunto Nacional, de onde partirá seguindo pela rodoviária para chegar à Feira da Torre.

Nenhum comentário: