quarta-feira, 8 de junho de 2011

John Deere traz o cinema para as comunidades

Nesta quinta-feira chega ao Rio Grande do Sul, a 2ª Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere. A proposta consiste em visitar quatro cidades gaúchas com um caminhão-cinema.

A primeira sessão gratuita de cinema ocorrerá em Vacaria (9 a 11 de junho). Depois será a vez de Estrela e Palmeira das Missões. O caminhão-cinema encerra o itinerário gaúcho, em Horizontina, nos dias 17 e 18 de junho. Serão apresentados grandes sucessos do cinema nacional a estudantes de escolas públicas localizadas em áreas rurais, sem acesso a salas de cinema convencionais.

Sucessos em cartaz

O Cinemóvel John Deere possui 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes.

Um dos filmes será “O Menino da Porteira”, estrelado pelo cantor Daniel, que levará os espectadores até os anos 50 para acompanhar a famosa história que dá nome ao filme, em que o peão Diogo (Daniel) torna-se amigo de um garoto que sonha em ser boiadeiro. “Chico Xavier”, um dos grandes sucessos nacionais dos últimos anos, também está na programação. Nele, é narrada a trajetória do médium que, fechando os olhos e colocando no papel poemas, crônicas e mensagens, psicografou mais de 400 livros. A famosa e divertidíssima história do prefeito que precisava de um defunto para inaugurar um cemitério será contata em “O Bem Amado”, baseado na obra de Dias Gomes.

Já em “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias”, ambientado no Brasil de 1970, o garoto Mauro é separado dos pais e acaba vivendo numa “estranha” e divertida comunidade – uma história é de superação e solidariedade. O período da adolescência será retratado no filme “As Melhores Coisas do Mundo”, numa história que mistura guitarra, amor, escola, separação de pais e muita diversão. Com “Turma da Mônica, uma aventura no tempo”, traz os principais personagens dos quadrinhos de Maurício de Souza. No filme, Franjinha inventa uma máquina do tempo que provoca as maiores confusões. Já em “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, o personagem do grilo azul quer gravar um CD, mas enfrenta a pirataria da vilã Trambika e se metem em altas aventuras.

A Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil 2011 e conta com o patrocínio da Fundação John Deere, captado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, produção da Magma Cultura e apoio do Ministério da Cultura e das Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes.

Nenhum comentário: