quarta-feira, 6 de abril de 2011

Musicanto em exposição

A Comissão Organizadora do 25º Musicanto Sul-Americano de Nativismo, atendendo convite da Gerência do SESC – Serviço Social do Comércio estará expondo parte do acervo histórico do Musicanto. A exposição será no SESC.

A abertura oficial do evento está agendado para as 19h da próxima quinta-feira (07) e pode ser conferida até o dia 29 de abril.

A exposição irá retratar desde a 1ª Edição, realizada em novembro de 1983, até a 24ª Edição, realizada em dezembro de 2010. O Musicanto Sul-Americano de Nativismo abriu-se para Santa Rosa, a América Latina e o mundo através de um lamento e de uma reivindicação histórica. A música vencedora da primeira edição deste projeto ousado, que colocou Santa Rosa no mapa da cultura e da arte Latino-Americana já surgia denunciando o massacre dos povos Guaranis e o triste destino dos sobreviventes espoliados até os limites do humano. Esta coragem animou o músico Porto-Alegrense Nelson Coelho de Castro a investigar para, além de suas raízes urbanas, o destino desta Ameríndia tão triste e esperançosa. “No Sangue da Terra Nada Guarani”, é o marco fundador do Musicanto, e um de seus clássicos, nascido do desejo de renovação e esperança, que são a marca do festival.

De acordo com Edemir Leite, Presidente da OSCIP e do 25º Musicanto Sul-Americano de Nativismo, “A Exposição do Acervo Histórico do Musicanto tem por objetivo primordial mostrar um pouco da história deste Projeto Cultural conduzido e desenvolvido pela Comunidade Santa-rosense que ao longo de sua trajetória proporcionou intensos momentos de atividades culturais na área da música, trazendo para o nosso município delegações, músicos, compositores, órgãos governamentais e imprensa de inúmeras localidades do estado, Brasil e países Latino-Americanos”. 


O horário de visitação a Exposição Histórica do Musicanto será das 08h às 22h de segunda a sexta-feira, com agendamento pelo fone 55-3512-6044.

Nenhum comentário: