quarta-feira, 2 de março de 2011

Brasileiro não aceita pagar mais por produto “verde”

Uma pesquisa encomendada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente e pela rede de supermercados Walmart, revelou que a população brasileira está atenta às questões ambientais, mas tem dificuldade de colaborar, especialmente se tiver de gastar. Mais de 90% dos brasileiros não estão dispostos a desembolsar mais por produtos ecologicamente corretos, como alimentos orgânicos e eletrodomésticos econômicos.

Em contrapartida, há disposição para economizar água (63% da população) e energia elétrica (48%) e para deixar de usar sacolas plásticas (40%).
Foram ouvidas aproximadamente mil pessoas em onze capitais. O objetivo do estudo é entender os hábitos dos brasileiros em relação a consumo verde e aos problemas ambientais.
Embora 74% das pessoas se digam motivadas a comprar produtos que tenham sido produzidos com menor impacto ambiental, o fator custo é limitante. Segundo a pesquisa, 93% dos entrevistados não estão dispostos a comprar eletrodomésticos mais econômicos se eles custarem mais. Na alimentação, apenas 27% dos entrevistados compraram produtos orgânicos nos últimos 12 meses. Além disso, 59% afirmam que a preservação dos recursos naturais deve estar acima das questões relacionadas à economia.

Nenhum comentário: