terça-feira, 17 de agosto de 2010

Documentários latino-americanos imperdíveis

Não deixem de prestigiar, na TV Paraná Educativa, a série DOC TV - América Latina. É excelente, com documentários sobre nada menos que 14 países do continente, selecionados e financiados pelo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Latino-Americanos. A estréia é depois de amanhã (5ª feira - 19.08) e o primeiro documentário é o uruguaio "Com as Mãos na Terra".

A iniciativa inédita resulta do primeiro programa de fomento  de documentários latino-americanos que congrega o esforço de produtores independentes, autoridades e emissoras públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

O projeto tem o objetivo de articular trabalhos de TV e cinema e se desenvolve com a perspectiva de alcançar um público de dez milhões de pessoas.

Brasil representado por história de brasileira em NY


O primeiro documentário exibido pela TV Paraná Educativa será o uruguaio "Com as Mãos na Terra", de Virginia Martinez. O filme traz um panorama do trabalho de arqueólogos da Universidade da República (Uruguai) em busca dos restos mortais dos militantes uruguaios assassinados durante a ditadura militar naquele país.

O Brasil participa com "Laura" de Felipe Barbosa. O documentário aborda as contradições entre o sonho e a realidade de uma imigrante brasileira em Nova York, frequentadora de restaurantes badalados, mas moradora de uma espécie de cortiço em Manhattan.

Como vocês podem ver, uma excelente oportunidade de refletirmos e conhecermos mais sobre a América Latina. Anotem na agenda: começa na próxima 5ª feira (19.08), às 23h - com reprise aos domingos no mesmo horário, na TV Educativa do Paraná (Canal 9 em Curitiba e Região Metropolitana; Canal 115 da Sky em todo o Brasil; pela parabólica 1320 Mhz, polarização horizontal, em toda América Latina).


Nenhum comentário: