quinta-feira, 25 de março de 2010

A Alstom e a acrobacia do Estadão


Publicado em 25-Mar-2010

Ao ver a manchete "Três executivos da Alstom são presos no Reino Unido" no Estadão de hoje, confesso a vocês que fiquei curioso: qual acrobacia o jornal dos Mesquitas faria para dar a notícia sem associá-la a seu editor-mór, José Serra, governador de São Paulo e candidato ao Palácio do Planalto?

Dito e feito: a matéria não lembra aos leitores do Estadão, em uma única linha sequer, que a Alstom é processada pela Justiça na Europa (França e Suíça) acusada de em troca de contratos com estatais ter pago milionários subornos aos políticos do PSDB paulista e aos integrantes dos governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.


Na matéria nada, absolutamente nada, sobre os tucanos que receberam a propina da Alstom! Todos foram ocultados pelo termo "funcionários públicos brasileiros". Vejam: "Três executivos do Conselho da Alstom foram presos no Reino Unido por suspeita de pagar ou deter informações do pagamento de propinas a funcionários públicos brasileiros e de outros países em troca de contratos".

Segundo as investigações, o dinheiro pago aos tucanos paulistas garantia a vitória da Alstom em contratos públicos como os do metrô, CPTM e Eletropaulo. Por mais que o PSDB queira esconder e impeça a instauração de uma CPI para apurar o caso, hoje todos sabem do episódio. Da mesma forma, têm conhecimento do superfaturamento do metrô de Brasília, no governo de José Roberto Arruda do DEM, o candidato a vice-presidente sonhado por Serra e agora preso na Polícia Federal.

Agora, o que nem o Estadão, nem os tucanos parecem saber é que o povo não é bobo. Sabe do conluio Alstom-PSDB-governos tucanos paulistas e da política do PSDB de controle da mídia - vide notícias como essa - e de impedir a criação de uma CPI.


Fonte: www.zedirceu.com.br

Nenhum comentário: