terça-feira, 2 de junho de 2009

Lula anuncia em mais de cinco mil veículos de comunicação

Tá no site www.coletiva.net

No ano passado, a propaganda do governo Lula chegou a 5.297 veículos de comunicação. O número aponta um crescimento de 961% em relação aos 499 que recebiam verba para divulgar o Governo em 2003. De acordo com informações do site Adnews, essa diversificação alcançada pela presidência é incomum ao que é registrado por empresas privadas. Em 2008, por exemplo, a Fiat anunciou em 206 e o Itaú em 176 mídias diferentes, conforme o Ibope Monitor.

Para a Folha de S.Paulo, o Palácio do Planalto usa a regionalização como estratégia, ao contrário de seus antecessores. O jornal destaca que, nos últimos meses, com a disseminação de comerciais pelo interior do país, a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu. Porém, o valor total gasto com publicidade não aumentou: os maiores veículos estão recebendo menos e, com isso, mídias menores, do interior, saem ganhando.

Anualmente, desde 2003, o governo Lula gasta cerca de R$ 100 milhões com peças feitas pelas agências que trabalham para a presidência. No início do mandato, a publicidade petista chegava a 270 rádios e 21 TVs, já no fim de 2007, esse número saltou para 2.597 e 297, respectivamente. Com a regionalização, o número de municípios que recebem peças publicitárias da Presidência também cresceu, cerca de 531%. Em 2003 eram 182 e agora são 1.149.

Nenhum comentário: