quinta-feira, 3 de abril de 2008

A expressiva participação feminina na Cotrimaio


Pelo terceiro ano a Cotrimaio realiza o “Projeto de Desenvolvimento e Capacitação da Mulher Agricultora para a Gestão da Propriedade e o Cooperativismo”.
Nome extenso para um projeto que visa, principalmente, treinar as mulheres na administração de suas propriedades e dar uma visão do mundo dos negócios na área agrícola.

O projeto prevê a formação de dez turmas nas comunidades onde a cooperativa mantém filiais, a saber: Pejuçara, Palmeira das Missões, Crissiumal, Humaitá, São José do Inhacorá, Horizontina, Dr. Maurício Cardoso, Alegria, Esquina Araújo e Três de Maio.
A aula inaugural ocorreu no dia 28 de março, no Salão Católico de Três de Maio e concentrou as 255 inscritas no projeto.


Os três módulos do curso resultarão em 96 horas de atividades desenvolvidas através de aulas expositivas e viagens de estudo.
O aprendizado inclui desde a formação dos preços dos produtos agrícolas, acompanhamento da Bolsa de Chicago, variação do dólar, internet até aos direitos individuais na relação conjugal, entre outros assuntos.
O projeto inédito lançado em 2004 pela Cotrimaio e repetido em 2005, já treinou 640 mulheres.
Silceu Dalberto, coordenador do projeto, avalia os dois últimos projetos e diz que os resultados são perceptíveis. “Nas propriedades onde as mulheres atuam juntamente com os maridos ou companheiros no planejamento das atividades, podemos perceber com clareza o aumento de renda familiar”.


A Cotrimaio, prossegue Silceu, tem ampliado significativamente a participação das mulheres na cooperativa. “Até poucos anos atrás, nos 69 núcleos da Cotrimaio havia somente cinco mulheres na liderança dos núcleos. Atualmente são 45, que ocupam os cargos de presidente, vice-presidente ou secretária, eleitas pelos associados para um mandato de dois anos”, justifica.
Os benefícios colhidos pela cooperativa se traduzem na fidelização de seus associados.
Os recursos – R$ 224 mil – são oriundos do governo federal mais contrapartida da cooperativa.
No final do curso farão viagem de estudo com destino ao Porto de Rio Grande para conhecerem os terminais de exportação de soja.

Nenhum comentário: