quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Terra lança em Santa Rosa projeto inédito na área de cardiologia


Santa Rosa - Cinco municípios da região da Grande Santa Rosa serão contemplados no Projeto Telemedicina em Saúde, uma ação inédita que surge através de parceria firmada entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

O projeto será apresentado às 9h desta sexta-feira, 22, no auditório da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, na rua Buenos Aires, 638, 2º piso, para autoridades ligadas à área de saúde da região. O lançamento contará com a presença do secretário Osmar Terra, da diretora da SES, Neusa Kempfer e do médico Adolfo Sparenberg, que coordena o programa no Instituto de Cardiologia.
Serão contemplados nesta primeira fase do projeto os municípios de Santa Rosa, através da Unidade de Saúde Central do Bairro Cruzeiro, Alecrim, Cândido Godói, Porto Lucena e São José do Inhacorá. O critério de escolha é a condição de difícil acesso aos serviços de urgência nessa área.
O Telemedicina em Saúde é prevê atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de infarto agudo e demais emergências cardiovasculares. Cada uma das unidades municipais ficará conectada ao Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, com o serviço à disposição 24h através de internet e câmara de vídeo. Assim que for detectada alguma emergência coronariana ou AVC - Acidente Vascular Cerebral, as equipes das unidades nos municípios acionarão os especialistas do Instituto para receberem orientações e auxílio quanto ao diagnóstico e procedimentos médicos. Antes de ser implantado, o projeto prevê uma série de treinamentos das equipes escaladas.
Segundo Terra, trata-se de um projeto piloto que será desenvolvido paralelamente com outros cinco municípios da fronteira, só que naquela região através de parceria firmada com o Instituto de Cardiologia de Rio Grande. A inclusão de outros municípios no programa dependerá da disposição de cada um investir na compra dos equipamentos e no treinamento de qualificação.
Fonte: Jornal Noroeste - www.jornalnoroeste.com.br

Nenhum comentário: