sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Programa Jovem Aprendiz começa 2ª feira

Sescoop/RS lança Programa Jovem Aprendiz em Três de Maio

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS (Sescoop/RS) irá beneficiar 430 jovens através do Programa Jovem Aprendiz em 2008. O projeto, realizado em parceria com as cooperativas COOPEEB e COEDUCARS, irá proporcionar formação técnico-profissional aos jovens, de 14 a 24 anos incompletos, que serão empregados em 38 organizações cooperativas gaúchas. Serão 14 turmas, em 13 municípios do Estado. A primeira aula ocorrerá em Três de Maio, na segunda-feira (25/02); as demais turmas iniciam as atividades em 3 de março.

O Programa totaliza 860 horas, sendo 516 teóricas e 344 práticas. Os jovens serão capacitados no curso de Assistente Administrativo para Cooperativas. Serão abordados conteúdos de cooperativismo, técnicas de comunicação, matemática comercial e financeira, informática, cidadania e ética, empreendedorismo, higiene e segurança do trabalho, adolescência e saúde, qualidade no atendimento ao cliente, controle de qualidade, serviços de escritório, administração pessoal, educação ambiental e ecologia. No término das aulas teóricas, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos vistos em sala de aula, nas cooperativas em que serão cotizados.

Os jovens permanecem no Programa até dezembro de 2008. Nesse período, ficam contratados como empregado aprendiz, recebendo salário por hora, de acordo com o piso regional. O Programa dispõe de material didático fornecido pelo Sescoop/RS, que inclui apostila, dicionários, livros para consulta e publicações. Além disso, conta com recursos didáticos complementares, como calculadoras, computadores, e recursos audiovisuais.

Lei

O Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido em cumprimento da lei 10.097/00, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, que diz que as empresas precisam ter, em seu quadro de funcionários, no mínimo 5% e no máximo 15% de jovens aprendizes, cujas funções exijam formação profissional. As cooperativas interessadas em participar do programa, além de procurar o Sescoop/RS, deverão estar registradas e regulamentadas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).


fonte: Luana Pagliarini Trevisol Assessoria de Imprensa
Sistema OCERGS-SESCOOP/ RS(51) 3323-0049(51) 9802-2454

Nenhum comentário: