terça-feira, 2 de junho de 2015

Escola de Ijuí inaugura rádio educativa



Uma oficina oferecida a alunos de escolas públicas da cidade de Ijuí, pelo curso de Jornalismo da Universidade Ijuí (Unijuí) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Estado, fez com que alunos da Escola Estadual Chico Mendes estivessem aptos a criar uma rádio interna e educativa, que será inaugurada dia 13 de julho, às 16h.

Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Sonia Morais, os nove estudantes, entre 11 e 14 anos, que participaram da oficina, aprenderam como fazer programas de rádio, desde a apuração até a transmissão do conteúdo. Percebendo o potencial do conhecimento adquirido nas aulas, a escola usou seus próprios recursos financeiros para montar sua emissora de rádio. Foram comprados microfones, gravadores, uma mesa e caixas de som.

Sonia diz, ainda, que, no primeiro programa, os alunos contarão a história do colégio e tocarão as músicas preferidas dos outros estudantes, descobertas após a realização de uma pesquisa. “Para as outras transmissões, os alunos já preparam outras novidades, como a divulgação de eventos e trabalhos realizados para várias matérias”, conta.

Além de dois professores, os estudantes ainda serão assessorados pela coordenadora do curso de Jornalismo da Unijuí, Vera Raddatz, e um estudante da instituição. “A ideia é que os alunos repassem o conhecimento aos outros para que, em alguns anos, jovens de todas as turmas participem da nova rádio”, explica Sonia.


fonte: www.coletiva.net



Nenhum comentário: