domingo, 21 de junho de 2015

Como proteger seus bichos de estimação no inverno?

Está preparado para o inverno?


E seu animal de estimação também está?



Durante os meses frios de inverno é importante manter os animais de estimação quentes e confortáveis, mesmo que tenham um espesso manto de pelo para aquecê-los.

Como os animais continuam ativos durante esta época, especialmente os cães, é conveniente arranjar-lhes uma proteção. Se para si estiver frio, então para o seu cão também estará. Lembre-se que nem todos os cães são como os huskies e, como tal, são menos tolerantes ao frio.

Tente expor o seu animal ao frio o mínimo possível. Experimente mais entretenimento no interior de sua casa para que as idas à rua sejam menos frequentes. Se viver perto de pavimentos gelados e escorregadios tenha atenção redobrada. É importante verificar também as patas do seu animal, quer seja cão ou gato, e certificar-se que não existem irritações ou pequenas queimaduras provocadas pelo frio.

Quanto aos gatos pode também arranjar-lhes uma roupinha, se bem que preferirão um lugar quente da casa, como perto da lareira ou do aquecedor – os cães e outros animais também gostam destes lugares. Certifique-se, porém, que a fonte de calor não coloca o seu animal em perigo. Verifique também as rodas do seu carro para se assegurar que nenhum gato vadio lá está escondido. Durante os meses frios os motores dos carros são locais que os gatos de rua costumam procurar para se aquecer e abrigar.

Tenha também especial atenção com animais com problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, doenças renais ou problemas hormonais, já que lhes é mais difícil regular a temperatura corporal. O mesmo aplica-se ainda a animais pequenos ou idosos. Em caso de dúvidas é sempre bom consultar o veterinário.

Assim como os humanos os cães podem também ficar gripados. A gripe canina, também conhecida como Tosse do Canis é uma doença altamente contagiosa podendo facilmente evoluir para uma pneumonia se não tratada. Os sintomas são tosse seca como se o animal estivesse engasgado e apatia.

Para evitar correr o risco de seu animal ficar gripado existe a vacina da gripe canina. Procure seu veterinário e faça a vacina, não dói! Assim você e seu cão poderão desfrutar mais tranquilamente desse inverno.


(Com orientações do Veterinário Messias Ratslaff, responsável pela PetShop e Clínica Veterinária Gato.Cão - na Avenida Santa Rosa, 748 - telefone 3535-8002 - Três de Maio - RS).


>> TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NA EDIÇÃO IMPRESSA DA REVISTA AFINAL Nº 50.


Nenhum comentário: