terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Três-maiense Douglas Fischer vai comandar investigação de políticos da Operação Lava-Jato


Procurador da República Douglas Fischer e outros seis colegas vão analisar quais detentores de foro privilegiado podem ser denunciados no escândalo da Petrobras

Procurador Douglas Fischer é natural de Três de Maio (RS).

Caberá a um gaúcho, o procurador Douglas Fischer, a coordenação da parte mais explosiva da Operação Lava-Jato — desenvolvida por procuradores da República e policiais federais para investigar desvios de dinheiro na Petrobras. Ele comandará a força-tarefa montada pela Procuradoria Geral da República (PGR) para investigar políticos supostamente envolvidos em corrupção na estatal.

É a formalização do trabalho a ser desenvolvido a partir de fevereiro, quando os procuradores que atuam junto à Operação Lava-Jato vão direcionar esforços nos suspeitos que detém foro privilegiado (só podem ser investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal). É o caso de deputados e senadores. Já governadores serão investigados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fischer, 45 anos e natural de Três de Maio, tem 18 anos de carreira e atuou durante muitos anos na procuradoria regional da 4ª Região, sediada em Porto Alegre. Ele é mestre em Instituições de Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e também deu aulas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Atua hoje como coordenador da Assessoria Jurídica do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A portaria número 3/2015 da Procuradoria-Geral da República foi assinada por Janot assim que ele voltou de férias, uma viagem de descanso com a família a Disney (EUA). Foi Douglas quem sugeriu os nomes dos seis procuradores, todos aceitos por Janot. O grupo inclui outro gaúcho, Fábio Coimbra. A portaria nomeia também dois integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para atuar no caso.

Os oito membros da força-tarefa são: os procuradores regionais da República Douglas Fischer e Vladimir Aras, os procuradores da República Bruno Calabrich, Fabio Coimbra e Rodrigo Telles de Souza e os promotores de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Sergio Fernandes e Wilton Queiroz.

Os procuradores se negam a adiantar números ou nomes. Por depoimentos dados por delatores da Lava-Jato ao Congresso, porém, fica clara a probabilidade de que mais de 40 políticos sejam investigados por receber propina oriunda dos cofres da Petrobras. As principais fontes de acusação são o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef.

O prazo das investigações da PGR é de seis meses, mas pode ser prorrogado. A força-tarefa vai trabalhar em paralelo ao grupo de procuradores que investiga, na primeira instância da Justiça Federal do Paraná, os réus da Lava-Jato que não têm o foro privilegiado — funcionários públicos, doleiros e empresários, na maioria. Desses, 11 estão presos.

Com informações da ZH.

Nenhum comentário: