quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Produtores do Noroeste recebem certificado de produção orgânica



Um marco na história de famílias rurais, que optaram por produzir alimentos com mais qualidade, e para os consumidores que buscam alimentação saudável e segurança alimentar foi registrado neste dia 16/12, com a entrega oficial dos certificados de conformidade orgânica a produtores do Noroeste gaúcho. O evento ocorreu com a presença de lideranças e agricultores de 18 municípios, durante Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia, no município de Dezesseis de Novembro.

Os produtos certificados como orgânicos são produzidos em propriedades dos municípios de Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Cândido Godói, Dezesseis de Novembro, Tucunduva, Campina das Missões, Santo Cristo, Alecrim, Porto Xavier, São Paulo das Missões, Bossoroca, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Salvador das Missões, Três de Maio e Santiago. “Produzir de forma orgânica gera saúde, vida e futuro”, enfatizou o gerente regional da Emater/RS-Ascar Amauri Coracini. O prefeito de Dezesseis de Novembro, também agricultor, Ademir Gonzato saudou aos produtores pela “coragem de enfrentar, buscar conhecimentos e produzir alimentos saudáveis”.

O coordenador do Núcleo Missões da Rede Ecovida Ademir Amaral destacou os passos até a certificação solidária, um processo participativo que reúne os produtores em grupos e passa por etapas como a indicação, capacitação, organização de pares, visitas às propriedades, avaliação de conformidade e encaminhamento da certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Eu vendi veneno por muitos anos em diferentes pontos do Mercosul, até ver o quanto estava fazendo mal para mim e para os outros. Decidi produzir alimentos, mas não de qualquer jeito, tinha que ser com qualidade. Agora mantenho com muito orgulho e tranquilidade a produção orgânica na propriedade, que está há 47 anos nas mãos da minha família”, relatou o produtor Luís César Rigo, de Porto Vera Cruz, emocionado com a entrega do certificado.

Para as famílias que receberam o certificado de conformidade orgânica foi uma conquista histórica, segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Francisco Vione. “Foi traçada uma caminhada desde a produção convencional, passando pela transição agroecológica com a substituição de insumos. Foi buscada, também, a construção de processos agroecológicos em suas unidades de produção familiar, em que os vários componentes dos agroecossistemas são utilizados, de maneira integrativa e harmônica, para a promoção da qualidade de vida tanto para os agricultores como para os consumidores”, destaca Vione.

Além da entrega dos certificados, a Plenária também contou em sua programação com relatos de experiência, organização de cronograma para o início de 2015, almoço com alimentos de base agroecológica na cozinha comunitária, oficinas e troca de mudas e sementes orgânicas.

A Plenária foi promovida pela ONG Arede e Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia, com apoio da Emater/RS-Ascar, Central de Cooperativas Unicooper, Rede Missioneira da Agricultura Familiar (Remaf), Cooperluz, Embrapa, APL Missões de Agroindústria, Coopaden, Câmara de Vereadores de Dezesseis de Novembro e Prefeitura de Dezesseis de Novembro.


Nenhum comentário: