segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sustentabilidade e Interdisciplinaridade


por Daniel Cenci*



Sustentabilidade é um tema relativamente novo no âmbito social. Porém a cada dia vem se afirmando como um valor importante para a sociedade como um todo. Essa forma acelerada como emerge a temática da sustentabilidade, em certo sentido, representa a urgência que se apresenta para o mundo, de construir respostas para a crise ambiental, ou melhor, socioambiental. Não é demais lembrar que o tema emerge da crise imposta ao ambiente, pelo comportamento humano, por isso uma crise socioambiental.

As respostas que necessitamos para a crise exigem a participação de diferentes áreas do conhecimento e da sociedade no seu todo e neste sentido pretendemos analisar alguns aspectos da educação ambiental e, concomitantemente, o papel da academia, na construção de saberes sustentáveis.

Para alcançarmos uma sociedade sustentável é fundamental que o tripé, economia, ambiente e sociedade, avancem com equilíbrio. Para lograr tais avanços é fundamental que nos demos conta de que a produção do conhecimento nos espaços das universidades e escolas em geral, atue de maneira que o conhecimento resulte dos múltiplos estudos e, ao mesmo tempo, construa respostas novas. Precisamos superar na academia, a época que cada profissional, cada campo do saber, vende seu conhecimento por fatias, aos pedaços, por fragmentos. Este jeito de não nos permite perceber que a natureza e a sociedade se fundem. Todas as coisas, os seres vivos, os elementos da natureza, existem à medida que coexistem, e há sempre uma relação mediadora das coisas, das pessoas, das pessoas com as coisas. Tais relações revelam a capacidade das pessoas, dotadas de inteligência, de desfrutar das coisas de maneira que elas não se tornem danosas.

Causa espanto a nós brasileiros, experiência da copa promovida pelos japoneses, que levaram sacolas para os estádios e recolheram os próprios resíduos e dos demais torcedores que simplesmente jogaram no ambiente seus resíduos. Pena que nos causem apenas espanto, pois deveriam causar mudanças de comportamento em cada um de nós, para também adotarmos tais condutas.

A relação do homem com a natureza não é uma simples relação com coisas. Trata-se de compreender que a vida humana está diretamente interligada e dependente da natureza, e que, na verdade, a natureza pode dispensar o ser humano, mas o ser humano não poderá jamais sobreviver sem relacionar-se com a natureza.

Voltando ao tema da construção do conhecimento, somente entenderemos esta conexão profunda, homem-natureza, se compreendermos o ser humano como parte da natureza. Esta é a tarefa elementar a ser trabalhada pelo mundo acadêmico, ou seja, retrabalhar os saberes, construindo as conexões que se perderam ao longo de décadas de conhecimento, disciplinar, fragmentado e por isso parcial.

As ações sustentáveis não são apenas as pessoais, estas são fundamentais, porém, é necessário transcender limites físicos e geográficos para que os efeitos das mudanças aconteçam em âmbito global.

*Daniel Cenci é Doutor em Meio Ambiente pela UFPR.

>> Fale com o colunista: danielr@unijui.edu.br

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