quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Capital receberá primeiro festival de jazz

Programação do evento reúne musicalidade e aprendizado





 Em outubro, a Capital gaúcha receberá a primeira edição do Porto Alegre Jazz Festival, com curadoria de Carlos Badia. No Centro de Eventos do BarraShoppingSul, será montada uma estrutura de palco, som e luz. Além dos shows, farão parte da programação oficinas musicais para crianças da rede municipal de ensino, master classes para músicos, mesa-redonda, lançamento de livros e shows itinerantes pela cidade com a ‘Porto Alegre Jazz Band’.
 

O festival pretende ampliar a cada ano não só o número de atrações e locais de eventos, mas deixar para a cidade um legado de Educação Musical. A perspectiva é que a cidade se transforme a cada ano em um centro de referência para os amantes de Jazz e da música de qualidade, ampliando plateia e trazendo cada vez mais público de outras regiões.
 

A cada edição, uma personalidade representativa para a música instrumental será homenageada. Neste ano será Paulo Dorfman, músico referência para diversos artistas. O festival trará ainda três ícones da música no mundo todo: o violonista Ralph Towner, o saxofonista e clarinetista Paquito D’Rivera e o mestre João Donato.
 

Os ingressos custam R$ 60. Estudantes e pessoas acima de 60 anos têm 50% de desconto. Informações sobre locais de vendas dos ingressos serão divulgadas em breve.


PROGRAMAÇÃO

PALCO CENTRO DE EVENTOS do BarraShoppingSul em Porto Alegre
10 de outubro: Paquito D’Rivera e Trio Corrente, Paulo Dorfman e Michel Dorfman e Grupo Pau Brasil (a partir das 20h)
11 de outubro - Ralph Towner, Sandro Albert e Delicatessen (a partir das 20h)
12 de outubro - Hermeto Paschoal e Grupo, Filó Machado, Nivaldo Ornelas (a partir das 20h)

PALCO REDENÇÃO
12 de outubro - João Donato - 80 Anos - Show ao ar livre aberto ao público no parque da Redenção comemorando os 80 anos do Mestre. (11h)
OFICINAS
Em 2014, dez escolas públicas de Porto Alegre receberão oficinas de música gratuitas para alunos de 8 a 15 anos.

MASTER CLASSES
04 Master Classes gratuitas e abertas a músicos (profissionais e estudantes) com grandes mestres em seus instrumentos, e que estarão tocando no Festival: Edu Ribeiro (baterista do Trio Corrente, 9/10), Sandro Albert (guitarra, 10/10), Pau Brasil (baixo, piano, violão, sax e bateria, 11/10) e Ralph Towner (violão, 12/10).

LANÇAMENTO DE LIVROS
Outra atividade dentro da programação do festival será o lançamento de dois livros: um do jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello, que vem lançar o livro ‘Música com Z’, que debate as questões culturais do jazz, e o outro do ícone da bateria brasileira Robertinho Silva, que vem lança sua autobiografia, e fazer show ao lado de João Donato.

PORTO ALEGRE JAZZ BAND
Uma banda itinerante que vai percorrer a cidade em locais públicos, levando boa música e divulgando o evento. Com participação do Bando Antiguera. 


fonte: coletiva.net 


Nenhum comentário: