quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A imprensa levada a sério por alunos do interior

Solenidade nesta quinta-feira (04) deverá marcar o primeiro ano de fundação da Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres (CooperInfo Rural), com sede na Vila Sete de Setembro, em Santa Rosa




 A cooperativa que tem a missão de divulgar políticas públicas e potencialidades do meio rural foi fundada oficialmente no dia 29 de agosto de 2013, com o envolvimento de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo Nedel, sendo a maioria filhos de agricultores familiares. Segundo a presidente da cooperativa, Patrícia Bullert, a expectativa é que a cooperativa se fortaleça ainda mais diante do apoio e reconhecimento da comunidade. Exemplo disso é a realização da solenidade em comemoração ao primeiro ano da CooperInfo Rural, a partir das 19h30min, no salão da comunidade católica de Vila Sete de Setembro.

A formação da cooperativa se deu a partir de oficinas de comunicação, ministradas por professores e estudantes do curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu e de oficinas de cooperativismo, conduzidas pela Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar. Com a capacitação, os estudantes assumiram o papel de alunos-repórteres que produzem materiais para um jornal – J.I Rural – e blog – www.cooperinforural.blogspot.com – próprios. 

Para a tecnóloga em Desenvolvimento Rural, da Unidade Regional de Cooperativismo, Marita Minetto, iniciativas como essa valorizam e desafiam os jovens que permanecem no meio rural a mostrar a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento local e para toda a sociedade. “Esses jovens que estão exercitando o cooperativismo serão os líderes de suas comunidades num futuro próximo e estarão capacitados a desenvolver ações que promovam o crescimento coletivo no contexto do meio em que vivem”, acrescenta. 

A Cooperativa promove assembleias mensais com a participação dos associados para a organização das pautas do blog e do jornal, que é distribuído gratuitamente nas comunidades rurais onde vivem os alunos-repórteres.

Nenhum comentário: