terça-feira, 19 de agosto de 2014

Músicas e danças típicas do Amapá no SESC

RAÍZES DO BOLÃO

Músicas e danças típicas do Amapá, o marabaixo é muito valorizado pela população do estado e reconhecido em sua identidade local. Está associado a festividades da igreja católica em louvor a diversos santos como o Santo Expedito. São Tiago e São José e remete a tradições seculares em que tiveram origem nos quilombos da região.

O grupo Raízes do Bolão vive no quilombo do Curiaú, área rural da cidade de Macapá, onde mantém a tradição de cantar os ladrões (‘ladrões’ são letras de marabaixo, cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. Tia Chiquinha, matriarca do quilombo, aos 92 anos participa ativamente das festas e é referência para todos, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado.

Utiliza os tambores de marabaixo fabricados pelo Mestre Pedro Bolão, e também apresenta os batuques (bandaias = letras dos batuques) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura. Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro Bolão, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.

MARABAIXO

O marabaixo e o batuque são importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá. Ambas consistem em danças e músicas executadas ao som de caixas, tambores, tabocas e outros instrumentos de fabricação rústica e caseira, ligadas às festas do catolicismo como o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade no chamado Ciclo do Marabaixo.


Marabaixo e batuque são danças caracterizadas pelo arrastar os pés no ritmo, em sentido circular, ao redor ou em frente aos músicos, no rodas das saias, nos rostos suados e nos sorrisos abertos. E a música no marabaixo, na sua euforia e alegria, é um modo de louvação, de agradecimentos pelas graças alcançadas por intercessão dos santos padroeiros e de regozijo, de celebração da vida de negros sofridos, mas seguros, confiantes na sua fé.


GRUPO RAÍZES DO BOLÃO

Dia 1º de Setembro de 2014

Teatro do SESC Santa Rosa (Rua Concórdia 114 - Santa Rosa - RS)

Horário: 20 horas

Entrada franca



Fonte: Sonora Brasil - Tambores e Batuques


Nenhum comentário: