quinta-feira, 12 de junho de 2014

PACIENTES DA DOENÇA DE PARKINSON FORMAM ASSOCIAÇÃO EM TRÊS DE MAIO




Pacientes da Doença de Parkinson estiveram reunidos ontem (11) à tarde, na Câmara de Vereadores de Três de Maio, para iniciarem processo de formação de entidade que agregue portadores da doença. Cerca de 20 pessoas de Três de Maio e da região estiveram discutindo alternativas que permitam a troca de experiências e informações.

A DOENÇA
Segundo a Wikipédia, a Doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurônios produtores de dopamina. É portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.

Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode aparecer em jovens. Um britânico de 23 anos já foi diagnosticado com Parkinson e seus sintomas iniciaram com um pequeno tremor na mão aos 19 anos de idade.

O médico Sixto Bombardelli esteve presente à reunião e destacou que a organização do grupo vem ao encontro de todos àqueles que possuem a doença, além de seus familiares, cuidadores e curiosos que desejam conhecer os sintomas e o tratamento. O grupo é aberto. Qualquer pessoa pode participar. A reunião serviu como motivação para agregar outras pessoas, tarefa que as agentes de saúde poderão auxiliar, detectando e convidando as pessoas para se integrarem.

A próxima reunião será dia 8 de julho, às 16 horas, na Câmara, ocasião em que haverá palestra explicativa proferida pelo médico Sixto Bombardelli.

Interessados poderão contatar com:

<> Luís Pereira (Nena) - cel. (55) 9614-5982;
<> Antônio Wünsch - cel. (55) 9972-0865.


Nenhum comentário: