quinta-feira, 8 de maio de 2014

Luta Antimanicomial terá encontro regional em Três de Maio

ENCONTRO REGIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL OCORRE DIA 16 DE MAIO

Evento é promovido pela Secretaria de Saúde, CAPS Mundo Melhor e Setrem


No dia 16 de maio, ocorre em Três de Maio o Encontro Regional da Luta Antimanicomial 2014, com o tema “Saúde Mental: como é o cuidado que dá certo?”. O evento acontece em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial e é promovido pela Secretaria de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mundo Melhor e Setrem, com apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e Associação dos Funcionários da Setrem, (AFUSET). 

O encontro inicia às 9 horas em frente ao Palácio Municipal, com acolhida do prefeito Olívio José Casali e apresentação da Banda do Colégio L’Hermitage Dom Hermeto. Em seguida haverá uma carreata até o Campus Setrem, local em que seguem as atividades até o final da tarde. Em caso de chuva, toda a programação será realizada no Ginásio da Setrem. 

O público-alvo do evento envolve usuários, familiares, profissionais dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da 14ªCRS, gestores, acadêmicos, professores, NABs, NASFs, Equipes de Saúde da Família, Hospitais e demais parceiros.

Conforme o coordenador técnico do CAPS, Sixto Bombardelli, o evento servirá para também reunir todos os serviços de atenção à saúde mental da região para confirmar o lema “Cuidar sim, excluir jamais", discutir linhas de cuidado e festejar. A Lei brasileira, inspirada na Itália, que proíbe a criação de novos leitos psiquiátricos em manicômios é motivos de luta constante e comemoração.
Sixto destaca que a Luta Antimanicomial é pelo fim dos leitos em manicômios e a inclusão social da doença mental, e, para que a internação, quando necessária, aconteça em um hospital geral. "Loucura não se prende", lembra o coordenador.

Acompanhe a programação completa:

8-9h: Recepção das delegações em frente à Prefeitura Municipal de Três de Maio, no centro.

9h: Ato pelo 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
- Acolhida pelo Prefeito Municipal de Três de Maio.
- Banda do Colégio L’Hermitage Dom Hermeto.

9h30min: buzinaço - saída em caravana, pela Av. Uruguai, ao local do evento

9h45min: abertura oficial do Encontro Regional da Luta Antimanicomial 2014 no Ginásio do Campus SETREM-Três de Maio/RS

10h15min: Mesa redonda - Saúde Mental: como é o cuidado que dá certo?
- Enfª. Lúcia Ottonelli Crescente/ Coordenadora Adjunta da 17ª CRS
- Associação de Saúde Mental de Ijuí/ Casa AMA

12h – almoço coletivo compartilhado

13h30 – matinê dançante

16h: encerramento das atividades


Nenhum comentário: