domingo, 6 de abril de 2014

O fenômeno João de Deus em documentário

Egrégora de Luz - Rotas de Fé, Amor e Caridade

Produção de Santa Rosa aborda o fenômeno João de Deus


O documentário Egrégora de Luz – Rotas de Fé, Amor e Caridade é a primeira produção gaúcha a abordar o médium João Teixeira de Faria e suas curas espirituais. João Teixeira de Faria, João de Deus, John of God ou Jean de Dieu como é conhecido no exterior já foi objeto de dezenas de documentários na TV aberta ou a cabo no mundo inteiro. Estima-se que em seus 55 anos de missão ele já tenha atendido a mais de 9 milhões de pessoas no Brasil e no exterior. João de Deus é responsável por atrair para Abadiânia - GO, pequeno município há 120km de Brasília, milhares de peregrinos durante todo o ano. Em Abadiânia funciona a Casa de Dom Inácio, local onde João de Deus presta atendimento todas as quartas, quintas e sextas-feiras. Viajantes do Brasil inteiro e de 22 países do mundo procuram o médium em busca de curas espirituais.

A produção Egrégora buscou depoimentos de pessoas que se dizem curadas pela intervenção do médium. Fruto de um trabalho de uma equipe reduzida, o documentário embasou-se em uma viagem realizada entre Santa Maria e Abadiânia. Esta excursão organizada pela guia Dicléia Guterres há 18 anos leva pessoas que buscam a cura junto ao médium João de Deus. O filme segue a linha do chamado “cinema verdade”, e trata os depoimentos como fonte de referência para sua narrativa. Paralelo aos depoimentos, o documentário mostra a egrégora (atmosfera espiritual) que a Casa de Dom Inácio abriga. Com isso os espectadores poderão montar sua própria visão desta realidade tão instigante. Produzido com recursos próprios com roteiro e direção de Larry Wizniewsky, direção de fotografia e montagem de Pladinir Mallmann, produção executiva de Cláudio Joner (RS) e Rúbia Belincanta (GO), o filme tem fotos still de João Pedro Wizniewsky Amaral e música original de Moacir Borges.

Foi com esta equipe reduzida que a produção trabalhou durante uma semana, com apenas uma câmera para tentar capturar toda a atmosfera espiritual plasmada na Casa de Dom Inácio. O principal elemento deflagrador da produção é a própria crença das pessoas em curas espirituais e seu processo individual e coletivo de relação com a figura do médium e a casa responsável pela acolhida física desde ambiente tão especial. 


Chama a atenção dos espectadores que a grande maioria dos depoimentos reflete a visão específica de cada um. Por outro lado, o ambiente da casa é representado através do grande afluxo de pessoas que lota a casa nos dias de atendimento. Nesse sentido, o filme é uma peça a mais no grande quebra-cabeças que intriga cineastas do mundo inteiro. Por sua vez, o número de gaúchos que frequenta a Casa de Dom Inácio está entre os maiores do contingente brasileiro, fato que motivou esta produção. No final desta jornada o espectador terá participado da mesma trajetória realizada por milhares de pessoas a cada ano.


Para ser realizado o filme Egrégora de Luz – Rotas de Fé, Amor e Caridade precisou de autorização das entidades que trabalham na Casa, fato que determinou o processo de toda a produção. Depois de finalizado o filme foi submetido às entidades que aprovaram sua exibição. Assim, trata-se de um documentário que compartilha dezenas de experiências comuns a todos que desejarem conhecer este aspecto tão presente na cultura brasileira que são as curas espirituais. O filme será colocado à disposição dos interessados no YouTube ainda este ano.



*** Reportagem publicada originalmente na edição #44 da Revista Afinal.


Nenhum comentário: