terça-feira, 1 de abril de 2014

Mais de 800 emissoras já pediram mudança para FM

Número de requerimentos refere-se a apenas oito estados


Nas oito sessões públicas realizadas pelo Ministério das Comunicações em capitais, 819 emissoras encaminharam pedidos de migração da faixa AM para FM. O número de requerimentos representa 83% das rádios AM que operam nos estados onde ocorreram os encontros (São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul).

A adesão foi alta na maioria dos estados. Em Santa Catarina, das 108 emissoras AM existentes, 100 solicitam migração. Em São Paulo, de 274 rádios, 237 apresentaram pedido para mudar de faixa. A Bahia foi o Estado com o menor número de pedidos. Das 98 emissoras, 58 solicitaram a migração, o que corresponde a mais da metade do total. As capitais em que ainda não houve sessões públicas devem receber o encontro até 9 de abril. Somente são aceitos nos eventos os pedidos feitos por radiodifusores que possuem emissora naquele estado.

Concluídas todas as sessões públicas, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a realização de estudos de viabilidade técnica em cada unidade da federação, para determinar se há espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município. Nos casos em que não houver espaço no espectro, a agência irá analisar a necessidade de uso da faixa estendida de FM (de 76 MHz a 88 MHz), que deve ser liberada com a digitalização da TV. Hoje, a faixa FM vai de 87.9 MHz a 107.9 MHz.

A migração das rádios AM para o FM foi autorizada no fim do ano passado pelo decreto 8.139. A medida busca permitir a continuidade da operação dessas emissoras em nova faixa, já que o sinal do AM sofre com a queda de qualidade devido ao crescimento das cidades, além de não ser acessível em dispositivos como celulares e tablets.



Nenhum comentário: