quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Nova indústria produzirá derivados do soro de leite em Três de Maio

A joint venture entre a BRF e grupo irlandês Carbery investirá 120 milhões de reais

Prefeita em exercício Eliane Fischer recepcionou
representantes da nova indústria

TRÊS DE MAIO - A BRF-Brasil Foods anunciou que firmou joint venture para processamento de proteínas de soro de leite com o grupo irlandês Carbery. As duas empresas investirão US$ 50 milhões para construir uma unidade de produção de ingredientes nutricionais de alto valor agregado a partir do soro do leite, que é um subproduto da fabricação de queijos.

"A parceria está alinhada com o plano estratégico da BRF, que visa ser líder no mercado brasileiro de queijos", disse a empresa em comunicado, acrescentando que utilizará tecnologia da Carbery para processar o soro gerado nas operações de queijos. "Estes ingredientes são utilizados por consumidores na alimentação infantil e alimentação esportiva, entre outros".
A Carbery emprega mais de 500 pessoas no mundo e é líder na fabricação de ingredientes de soro de leite.

Nesta manhã (22), representantes da BRF estiveram reunidos com a prefeita em exercício, Eliane Terezinha Zucatto Fischer, para encaminhar o protocolo do projeto da construção da planta da nova indústria.

O investimento abrange a instalação de uma unidade de 4.800 m², com vários níveis e uma torre com cerca de 30 metros de altura. Ali serão produzidos derivados do soro do leite. “A fábrica vai tratar e secar o soro, produzindo a proteína concentrada do soro”, explica Jefferson Thomaz, da BRF. O produto é utilizado, principalmente, por fabricantes de alimentos infantis e de suplementos alimentares para atletas. 

A fabricação do soro do leite pela Nutrifont será a pioneira no processamento do soro do leite com esta tecnologia na América Latina. A construção da fábrica deve iniciar em breve, com previsão de iniciar a fase de testes dos equipamentos já no final deste ano. Devem ser gerados em torno de 70 empregos diretos. “A BRF vai construir o prédio e fornecer a matéria-prima e as utilidades. A produção será gerenciada pela empresa irlandesa Carbery, que detém a tecnologia”, informa Thomaz.

Além da primeira planta do complexo da BRF, a qual já está produzindo leite em pó e processando 600 mil litros diariamente, a segunda planta, responsável pela produção de queijo mussarela, requeijão e derivados, iniciou a fase de testes dos equipamentos há cerca de 20 dias. Esta unidade será responsável por processar 800 mil litros/leite/dia.

Nenhum comentário: