terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Acampamento deverá reunir cerca de 500 jovens em Três de Maio


São aguardados jovens de várias regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Argentina





O município de Três de Maio receberá a partir da próxima semana, cerca de 500 jovens que deverão participar do 31º Acampamento Jovem Repartir Juntos, evento promovido pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que ocorrerá de 15 a 19 de janeiro.
A programação concentrada no Parque de Exposições Germano Dockhorn prevê a realização de palestras, dinâmicas, oficinas, lazer, esporte e cultura. Na quinta-feira, 16, haverá uma caminhada noturna, do Parque até o centro da cidade, com saída prevista para às 21h30.
Domingo, dia 19, culto na Comunidade São Paulo.
Informações dos organizadores do evento confirmam a vinda de jovens oriundos do Planalto gaúcho, Oeste de Santa Catarina, da Campanha Centro Sul (Santa Maria e Santa Cruz do Sul) e da Província de Missiones (Argentina). Pastor Renato Küntzer, anfitrião do evento, enfatiza no seu perfil do Facebook que "é sempre um privilégio poder contar com um público tão importante que são os jovens".


Histórico

O primeiro Acampamento Repartir Juntos, realizado há trinta anos atrás, foi uma iniciativa dos pastores Rui Bernhard e Arnoldo Maedche que repartiam o pastorado de Santo Ângelo. Eles tiveram a colaboração de moradores da região e organizaram o encontro nas proximidades das Ruínas de São Miguel, em campo aberto, à beira de um capão de mato e às margens de um pequeno afluente do Rio Jacuí.

O Acampamento Repartir Juntos levou aos jovens a proposta de uma espiritualidade com engajamento social. "Queríamos participar na construção de uma sociedade mais justa, em que todas as pessoas alcançassem o direito de opinar livremente sobre decisões que lhes diziam respeito e onde todos tivessem supridas suas necessidades básicas de vida digna" - relata o Pastor Sílvio Meinke.

Em 1981, um dos pontos altos do Acampamento de Languiru, foi a participação de Adolfo Perez Esquivel. Ele fora agraciado um ano antes com o Prêmio Nobel da Paz, por causa da sua resistência não violenta, a exemplo de Mahatma Gandhi, à ditadura militar argentina, e do seu engajamento em favor dos Direitos Humanos.

Para mais informações, acesse: http://acampamentorepartirjuntos.blogspot.com.br/




Nenhum comentário: