terça-feira, 12 de novembro de 2013

Memorial dos Festivais neste sábado no Centro Cívico



Memorial dos Festivais inicia segunda edição em Santa Rosa


Depois de uma bem-sucedida primeira edição, em que dez cidades gaúchas receberam a exposição de textos e fotografias que marcaram as mais de quatro décadas dos festivais de música no Rio Grande do Sul e no país, o Memorial dos Festivais volta agora repaginado e disposto a apresentar e discutir canções que marcaram essa história de emoção, arte e fortalecimento da cultura rio-grandense.
A primeira parada da nova edição do Memorial dos Festivais é Santa Rosa, cidade cuja história musical se confunde com o Musicanto Sul Americano de Nativismo. Em 2013, o festival dará espaço para o Trilhas Musicanto, um evento preparatório para a mostra competitiva, que deverá ser retomada em 2014. No Trilhas Musicanto (que ocorre nos dias 14, 15 e 16 de novembro), a apresentação do Memorial dos Festivais ocorrerá no sábado (16), às 21h30min, como encerramento das atividades.

Memorial repaginado para emocionar e provocar reflexão

Em sua segunda temporada, o projeto Memorial dos Festivais usa recursos visuais e sonoros para contar e relembrar como foram os mais de 40 anos dos eventos musicais que ajudaram a construir a identidade artística e cultural do Rio Grande do Sul. Se na primeira edição painéis estáticos apresentaram fotos e um resumo histórico das primeiras quatro décadas, agora, na segunda edição, o objetivo é mexer com outros sentidos. Além de palestras, comentários e projeção de capas de discos representativos para os gaúchos, o público das 10 cidades que receberão o Memorial dos Festivais poderá ouvir e cantar junto os clássicos nativistas que não saem da cabeça de quem ama a música e a arte do Rio Grande do Sul.
“Trazer o Memorial dos Festivais para Santa Rosa durante a realização do Trilhas Musicanto é também a oportunidade precisa de abrir um debate franco e necessário sobre o atual momento de eventos como o Musicanto, trazendo esta pauta para a comunidade acompanhada de personalidades engajadas ao movimento cultural do Estado, para que se abra um debate franco sobre o que queremos para o presente e futuro deste importante evento cultural”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Santa Rosa, Anderson Farias.
O Memorial dos Festivais é um projeto cultural realizada pela Tabla Produções Artísticas em parceria com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e patrocinado pela Petrobras, com financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


SERVIÇO

O que: Memorial dos Festivais - 2ª edição em Santa Rosa.
Quando: 16 de novembro de 2013, às 21h30min
Onde: Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges (Santa Rosa)
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: