domingo, 27 de outubro de 2013

Dia Nacional do Livro

Bienal Internacional de Curitiba tem instalação interativa na Biblioteca Pública do Paraná no Dia Nacional do Livro


O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) pretende atrair um grande público, já que além de sua extensa coleção de publicações, conta com uma instalação interativa inspirada na literatura.

A obra “Reler”, da premiada artista Raquel Kogan, faz parte da Bienal Internacional de Curitiba 2013 e é composta por 24 livros aparentemente iguais entre si. Eles se diferenciam por um número dourado e devem ser ouvidos, não lidos. O som remete a trechos de textos selecionados por 24 pessoas, que também são responsáveis por imprimir ali conteúdo e voz. Quem abre um desses livros, tem o rosto iluminado por um led enquanto o som é reproduzido.

Por exemplo, Antonio Abujamra escolheu um trecho do livro “A tabacaria”, de Fernando Pessoa; Ayrton Luiz de Campos Bicudo escolheu “A chave do tamanho”, de Monteiro Lobato e Filipe Leite escolheu a “Cozinha confidencial”, de Anthony Bourdain.

Raquel Kogan foi selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte e Tecnologia duas vezes. Em 2002, dentro do recorte Transmídia, com a seleção de sua obra “Reflexão #3” e em 2006, na carteira de apoio à produção de obras do mesmo programa com a obra “Reler”, agora em exposição na BPP. Formada em arquitetura (Mackenzie), já expôs no México, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal e ganhou o Prêmio Aquisição da Fundação Rômulo Maiorama (Pará, 2000) e Menção Honrosa no 6° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná
Data: 31 de agosto a 1° de dezembro de 2013
Horário de visitação: 8h30 às 20h (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 13h (sábado)
Local: Rua Cândido Lopes, 133 I Centro
Tel.: (41) 3221-4900 e 3225-6883
Ingresso: Gratuito

Imagens: http://www.mediafire.com/sorttiesolcriativas





Nenhum comentário: