terça-feira, 17 de setembro de 2013

Inaugurado o Centro de Estudos da Mídia Alternativa


Barão de Itararé – pseudônimo irreverente do jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971) – é considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país e o pai do humorismo brasileiro. Com os jornais A Manha e Almanhaque, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, ele nunca perdeu o seu humor. Frasista genial, ele cunhou incontáveis pérolas. Cansado de apanhar da polícia secreta do Estado Novo, colocou na porta do seu escritório uma placa com a hoje famosa frase “entre sem bater”.

PORTO ALEGRE - Foi inaugurado ontem (16/09), com coquetel, champanha, vinho e salgados, o núcleo gaúcho do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O ato ocorrido no Sindbancários de Porto Alegre contou com a presença dos principais blogueiros do Rio Grande do Sul. Altamiro Borges, titular do Blog do Miro, e presidente do Centro de Estudos foi a estrela principal do evento. Ele discorreu sobre a importância do “Barão de Itararé” e centralizou os debates envolvendo a plateia onde se viu plenamente justificada a existência do núcleo gaúcho. Um fórum permanente de debates dessa amplitude, para enfrentamento com as oligarquias da mídia convencional e concessionária, é imprescindível para o necessário equilíbrio que se quer no processo de democratização da mídia.

Numa amostra do que pretende o Centro de Estudos da Mídia Alternativa, debateu-se as questões econômicas da blogosfera, a espionagem digital americana, os movimentos sociais de rua, as diferenças da cobertura midiática sobre os polêmicos assuntos da abordagem política pelos jornalões, TVs e redes sociais. Sem dúvida, um fórum eloquente que pretende se estender por todo o Brasil e promete incomodar para até muito além da regulamentação da mídia.

- Vida longa ao Barão!


(Dirceu Schettert – especial)


Nenhum comentário: