quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Corsários Inversos em Santa Rosa

Corsários Inversos se apresenta na 9ª Feira do Livro


O grupo foi selecionado pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que prevê apresentações gratuitas em cinco cidades gaúchas


Depois de percorrer o Brasil de Norte a Sul, e passar pelo festival São José do Rio Preto, me São Paulo, a trupe de artistas do espetáculo Corsários Inversos - Uma Incrível Aventura Pirata volta a se apresentar no Rio Grande do Sul no mês de agosto. Aprovado pelo Edital 02/2012 de Desenvolvimento da Economia da Cultura (FAC/RS), o projeto criado pelo Grupo Mosaico Cultural contempla cinco cidades gaúchas: Santa Maria, Cerro Branco, Porto Alegre, Santa Rosa e Santo Ângelo. As apresentações são gratuitas e acontecem em importantes pontos culturais das cidades escolhidas.

Corsários Inversos – Uma incrível Aventura Pirata é um espetáculo teatral para todos os públicos, onde, através de técnicas de contação de estórias, teatro de bonecos e música, três personagens encenam as peripécias de piratas saqueadores de emoção.Tudo acontece sobre um picadeiro/ embarcação montado em praças e espaços públicos das cidades envolvidas. O palco é criado pelos atores aos olhos curiosos da plateia que acompanha passo a passo a transformação dos atores nos poetas piratas.

A poesia, aliás, está presente nos textos, nos diálogos e nas trocas com o público, além de ser a inspiração para a cenografia e figurinos do espetáculo. Criação da artista plástica Margarida Rache, os elementos cênicos e as vestimentas dos personagens revelam em si o maior segredo corsariano: o grande tesouro da humanidade são os segredos escondidos atrás dos versos e das palavras.

Em busca de novos tripulantes, os Corsários Inversos navegam pelos mares e universos dividindo seus sonhos e conquistas. O espetáculo retrata a jornada de três piratas em busca do mais valioso tesouro. Autênticos heróis fora da lei, desbravadores da poesia e da percepção, eles navegam pelas almas saqueando os sentimentos em busca da sensibilidade pela troca. A encenação revela um sutil e engraçado jogo entre personagens e plateia, propondo ao público que deixe a posição de espectador para tornar-se protagonista da estória. Tudo para dar um novo significado ao cotidiano que passa despercebido ao olhar. O espetáculo não tem restrição de idade, e é um convite para aportar em universos de imagens e sensações materializadas através do encontro do poema com o teatro de animação.


Sobre o Grupo Mosaico Cultural
Depois de mais de uma década integrando o elenco da Cia. Caixa do Elefante – Teatro de Bonecos, com o qual viajaram pela América Latina, América do Norte e Europa em espetáculos dirigidos por Mario de Ballentti, a produtora Dida Ortiz e os atores Nando Rossa, Juliano Rossi e Rafa Cambará juntamente com o cenógrafo Rudinei Morales e o produtor de vídeo Cuba Cambará, criaram o Grupo Mosaico Cultural.

Premiados por trabalhos no meio cultural sul-brasileiro, os integrantes do grupo construíram sede própria no bairro Medianeira, em Porto Alegre, lugar onde nasceu oespetáculo “Corsários Inversos” e, posteriormente, a banda Capitão Rodrigo. Desde então, os Corsários Inversos estiveram presentes em significativos festivais internacionais como o FITO, SESI Bonecos do Brasil e do Mundo, Palco Giratório e Porto Alegre em Cena. Também as turnês são constantes na vida do grupo: Pernambuco, cidades do Rio Grande do Sul, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte assistiram às peripécias dos piratas gaúchos.

No ano de 2011, o foco de ação foi o espetáculo “Capitão Rodrigo – O Rock Além da Música”. Neste ano o grupo gravou álbum e DVD homônimos, ao vivo, em apresentação lotada no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS.

O Grupo Mosaico Cultural acredita na arte como um caminho de troca, integração e formação de indivíduos conscientes da sua parcela na sociedade.


Corsários Inversos - Uma Incrível Aventura Pirata


Ficha técnica
Elenco: Nando Rossa, Juliano Rossi, Rafa Cambará

Direção de atores: Larissa Sanguiné

Direção geral: Liane Venturella

Figurinos e cenografia: Margarida Rache

Assistência de figurinos: Patrícia Preiss

Cenotécnica, adereços e objetos: Juliano Rossi e Rafa Cambará

Criação de luz: Bathista Freire

Produção: Dida Ortiz

Realização: Grupo Mosaico Cultural



Agenda
17 de agosto de 2013, sábado, Santa Rosa

Praça da Bandeira

18 de agosto de 2013, domingo, Santo Ângelo

Praça da Catedral



Os espetáculo serão sempre às 16h


Nenhum comentário: