quinta-feira, 4 de julho de 2013

Festival de Cinema Independente Alemão

Festival de Cinema Independente Alemão chega a Porto Alegre em realização da Fantaspoa Produções e Instituto Goethe


Entre 12 e 21 de julho o público terá acesso a 23 longas-metragens e seis curtas, além de oficina com M. A. Littler



Numa iniciativa do Instituto Goethe e Fantaspoa Produções chega a Porto Alegre o Festival de Cinema Independente Alemão, com curadoria assinada por João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Entre os dias 12 e 21 de julho de 2013, o evento exibirá, no CineBancários, Cine Santander Cultural e na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana, um total de 23 longas-metragens e seis curtas-metragens independentes alemães. As obras, lançadas na última década, revelam a nova geração de cineastas que não trabalham nos grandes estúdios e realizam filmes com baixo orçamento. Portanto, são filmes marcadamente autorais, cujos diretores se aproveitam de ampla liberdade de criação, explorando estéticas inovadoras, histórias envolventes, técnicas incomuns, entregando ao público obras ricas, originais e, sobretudo, diferenciadas. A iniciativa faz parte das atividades da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 e conta com a co-realização da ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

O evento apresentará uma retrospectiva da carreira do aclamado diretor M. A. Littler, cuja prolífica obra, que conta com nove longas-metragens dirigidos em menos de quinze anos, é usualmente descrita como uma estranha mistura de cinema autoral europeu, intelectualismo, rock’n’roll e um idiossincrático senso de melancolia. Seus filmes já foram apresentados em alguns dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como o Leeds International Film Festival, Fantasia Film Festival, San Francisco Independent Film Festival, Zürich International Film Festival, e Raindance.

Além disso, M. A. Littler ministrará a Oficina de Cinema Maverick, sobre realização fílmica independente. Gratuita e de teor teórico e prático, a oficina terá como produto final um longa-metragem filmado pelos participantes sob a batuta de Littler, o qual será apresentado ao público no encerramento do evento, no dia 21 de julho de 2013.



Oficina de Cinema Maverick, ministrada por M. A Littler


O Cinema Maverick, uma oficina que combina prática e teoria cinematográfica, oferecerá aos participantes um insight realista no mundo maravilhoso, selvagem, e eventualmente enlouquecedor da produção de cinema verdadeiramente independente. O roteirista e diretor M. A. Littler oferecerá uma visão prática, compreensível e realista do processo de realização de filmes de baixo (ou zero) orçamento, guiando os participantes através dos diversos estágios do processo de filmagem. O curso tem o objeto de desmistificar questões do cinema independente, oferecendo conselhos práticos e objetivos para jovens cineastas que têm o objetivo de criar filmes à margem da indústria; e tratará da seguinte questão: como fazer para que meus filmes sejam exibidos internacionalmente e em cinemas alternativos?

Até o momento, M. A. Littler continua trabalhando de maneira marcadamente independente e já finalizou nove longas-metragens, sem ter pretensão de parar. Seu trabalho foi mostrado em festivais de classe A, em cinemas alternativos e em canais de televisão ao redor do planeta. O diretor em questão foi criado no velho mundo, em aeroportos, ferros-velhos, motéis e restaurantes. Já trabalhou como segurança, como taxista, tradutor, roteirista, jornalista e como motorista de ambulância – sempre por um curto espaço de tempo. Em 1999, M. A. Littler fundou a Slowboat Films, um celeiro para o cinema verdadeiramente independente. Em seus filmes e textos, vem mostrando uma afinidade enorme com todos os tipos de outsiders: radicais intelectuais, historiadores fora da lei, artistas marginalizados, músicos obscuros e trapaceiros sagrados. Ao ser questionado sobre isso, ele responde: “me interessam as pessoas que dançam no seu próprio ritmo, figuras que consertam seus rádios com maçaricos”.


Sobre as inscrições da oficina

Para participar é necessário ter disponibilidade entre os dias 13 e 16 de julho. A oficina tem 12 vagas e o preenchimento das mesmas será por candidatura. A oficina é gratuita, será ministrada em inglês e a inscrição deve ser feita até o dia 09 de julho através do envio de um parágrafo justificando o interesse em fazer o curso, currículo e um vídeo de até 5 minutos (através de links de vimeo ou youtube) para o e-mail programador@pranafilmes.com.br. Os selecionados serão informados no dia 11 de julho. A oficina será ministrada sábado, dia 13 de julho, das 10 às 18h30 e domingo, dia 14 de julho, das 13h às 18h30. Os participantes serão convidados a filmar um longa-metragem entre os dias 14 e 16 de julho, que será realizado sob a coordenação (e edição) do ministrante. O filme e será exibido às 19 horas do dia 21 de julho, no encerramento do Festival de Cinema Independente Alemão.


Festival de Cinema Independente Alemão

De 12 a 21 de julho de 2013

CineBancários/ Cine Santander Cultural/ Sala Eduardo Hirtz – CCMQ

Oficina de Cinema Maverick, com M. A Littler – ministrada em inglês

Inscrições até o dia 09 de julho através do envio de um parágrafo justificando o interesse em fazer o curso, currículo e um vídeo de até 5 minutos (através de links de vimeo ou youtube) para o e-mail programador@pranafilmes.com.br




Nenhum comentário: