quarta-feira, 31 de julho de 2013

28 de agosto, Dia Nacional dos Bancários

Atual diretoria do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa e Região

Os trabalhadores bancários, no dia 28 de agosto, comemoram o seu dia. A história desta data se reporta aos acontecimentos havidos em 1951.  Naquele período, os bancários brasileiros decidiram unificar nacionalmente a luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho As principais reivindicações pediam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As tentativas de negociação fracassaram. Os banqueiros ofereciam reajuste de 20%, reprimiam o movimento, negavam quase tudo, mas os bancários mantiveram sua reivindicação.

No dia 28 de agosto de 1951, uma assembleia histórica no Sindicato dos Bancários, contando com a presença de 28% da categoria, decidiu ir à greve para conseguir seus direitos. A greve foi deflagrada e logo duramente reprimida. O DOPS prendia e espancava os grevistas. Em todo o Brasil a manipulação da grande imprensa (como sempre) levou os bancários de volta ao trabalho, mas a categoria resistiu e a repressão aumentou. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste.

Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Bancários foram demitidos e as comissões por bancos foram desmanteladas (táticas utilizadas até hoje). Como resultado positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra e provocou, também, a criação do Dieese em 1955. Em julho de 1964, os bancários conquistaram sua data “Dia Nacional dos Bancários” pela Lei 4368.

De lá para cá, a categoria bancária sempre despontou como vanguarda da luta dos trabalhadores, mobilizando-se e avançando em direitos. É o caso da jornada de 6 horas, do fim do trabalho aos sábados, da convenção coletiva nacional, do tíquete-refeição, do tíquete-alimentação, da participação nos lucros e resultados, além de outros direitos duramente conquistados.

No dia 28 de agosto a categoria bancária comemora a sua existência. No mês de agosto, também se dá início a Campanha Nacional dos Bancários pela valorização da categoria profissional através da luta pela pauta reivindicatória, que exige do conjunto dos trabalhadores, elevado nível de consciência coletiva e integrada participação nas atividades sindicais.

Para comemorar o Dia Nacional dos Bancários e Bancárias o Sindicato dos Bancários de Santa Rosa e Região promove um Jantar Dançante no Clube Serrano em Santo Cristo, no dia 30 de agosto, com animação da Banda 4x4. Convites podem ser adquiridos na sede do Sindicato ou nas agencias bancárias.


Nenhum comentário: