sábado, 1 de junho de 2013

ELENA

Em seu primeiro longa-metragem, a diretora Petra Costa reconstrói a memória da irmã



Vencedor dos prêmios de melhor documentário (júri popular), melhor direção, melhor direção de arte e melhor montagem no 45º Festival de Brasília, ELENA é um filme sobre lembranças, sobre a irreversibilidade da perda e o impacto causado na menina de 7 anos pela sólida ausência da irmã — a quem Petra chama de sua "memória inconsolável". É, também, um filme sobre a delicadeza. Concebido como um documentário de fundo psicológico, o primeiro longa de Petra Costa acompanha a jornada percorrida por ela para resgatar —e, de certa maneira, explicar — as frustrações e angústias que arrastaram a vida de Elena a um desfecho trágico. Em 82 minutos, o espectador é convidado a mergulhar num passado ainda pungente para, junto com Petra e suas recordações, emergir da dor e se emancipar. "Pouco a pouco, as dores viram água, viram memória", diz a diretora, a um só tempo atriz e personagem.

ELENA é, ainda, um filme sobre o Brasil, sobre o rescaldo da ditadura militar, sobre a geração que cresceu nos anos 1980 — a "década perdida" — com a árdua tarefa de batalhar por seus sonhos quando a maioria a acusava de não ter bandeiras ou ideais. Acima de tudo, a geração da abertura, educada por pais militantes que, em tempos de anistia e democratização, repudiavam toda forma de repressão e buscavam criar seus filhos sob a mais absoluta liberdade.


SINOPSE LONGA

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Filmes caseiros, recortes de jornal, um diário. Cartas. E acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

PRÊMIOS

• 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – melhor direção, montagem, direção de arte e melhor filme pelo júri popular (todos na categoria documentários).

• 28º FestivalInternacional de Cinema deGuadalajara – menção especial

• 9º FestivalInternacional deDocumentários ZagrebDox – menção especial

• Films de Femmes 2013 – melhor documentário

PETRA COSTA: DIRETORA E PRODUTORA

Petra Costa é diretora e atriz. Antes de realizar ELENA, dirigiu e produziu o curta Olhos de Ressaca, um retrato poético sobre o amor e o envelhecer, visto pela perspectiva de seus avós. Em 2009,Olhos de Ressaca foi selecionado e exibido em inúmeros festivais nacionais e internacionais, recebendo importantes prêmios como: Melhor Curta-Metragem no Festival do Rio, Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Documentário de Londres (LIDF), Melhor Documentário de Curta-Metragem no Festival Internacional Cine Las Americas e Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.

Ao dirigir, a intenção de Petra é tomar como matéria prima os processos pessoais mais íntimos e projetar sua poesia para a tela. O interesse cinematográfico de Petra é uma extensão de seus estudos e experiência artística. Petra se formou em Antropologia no Barnard College, Columbia University, em Nova York, e fez seu mestrado na London School of Economics, em Londres. Desde os 15 anos, trabalha profissionalmente como atriz.


>> SAIBA MAIS AQUI



Nenhum comentário: