quarta-feira, 12 de junho de 2013

As mulheres no setor bancário regional




SANTA ROSA - O Sindicato dos Bancários de Santa Rosa (SEEB) fez uma abordagem da realidade de sua base sindical, no que diz respeito à participação dos gêneros humanos (homens e mulheres), na sua base sindical, que abrange onze municípios na região Fronteira Noroeste do estado do RS.

No levantamento apurado com dados de março de 2013, chegou-se a constatação de que a presença feminina no setor bancário regional, quase o mesmo percentual da de homens. Os homens são 51% da categoria, enquanto que as mulheres somam 49%.

A CUT e seus sindicatos defendem a paridade (igualdade), de gênero nas direções sindicais. O SEEB Santa Rosa vem avançando neste sentido e hoje, sua direção se aproxima muito destes percentuais, pois do conjunto de 20 membros da direção, as mulheres somam 40% e os homens 60%. No entanto, na direção executiva da entidade, as mulheres ultrapassam a paridade e atingem 80% dos membros, pois de 5 diretores liberados para estes cargos, 4 são mulheres. A pesquisa também revela que os principais cargos da direção do sindicato dos Bancários de Santa Rosa estão na incumbência das mulheres.

Para Giselda Diesel, presidenta do Sindicato dos Bancários  “a influência da mulher nas relações sociais, econômicas e políticas do país tem aumentado, mas está longe de ser igual a do homem, principalmente no que diz respeito ascensão profissional e a renda, e, continuar lutando para que essa realidade se modifique, uma tarefa que deve estar como prioridade na agenda sindical, pois a luta pela igualdade entre homens e mulheres da própria luta da classe trabalhadora por melhores condições de vida, trabalho e salário digno”, finaliza Giselda.

A direção executiva do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa é composta pelos seguintes membros:


Presidenta: Giselda Diesel
Secr. Geral: Leticia Raddatz
Secr. Finanças: Paulo Schmidt
Secr. Formação: Hedi Baron
Secr. Saúde: Lídia Pizoni

Realidade de Gênero Humano nos Bancos - SEEB Santa Rosa - março 2013


Banco / Homens / Mulheres

Banrisul - 55 / 71
Caixa Federal - 28 / 18
Banco do Brasil - 42 / 29
Bradesco - 5 / 8
Itaú - 2 / 3
Santander - 7 / 4
Total - 139 / 133 / 272

51% homens 49% mulheres


Fonte: Noroeste Notícias




Nenhum comentário: