terça-feira, 14 de maio de 2013

Metalúrgicos mobilizados por salários e melhores condições de trabalho

Metalúrgicos em campanha salarial no Parque Industrial de Santa Rosa.

Nesta semana, os Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos iniciaram uma série de mobilizações no Estado como estratégia da Campanha Salarial 2013. O objetivo é conquistar melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Dirigentes sindicais das regiões Missões e Planalto estiveram hoje (14) em Santa Rosa. A mobilização aconteceu na primeira hora, do turno da manhã, na área industrial do município. Sindicalistas e trabalhadores do setor fecharam o acesso principal e defenderam, entre outras coisas, acordo de participação de resultados, saúde do trabalhador, férias coletivas, aumento do vale alimentação, redução da jornada de trabalho e o fim do banco de horas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa (STIMMMESR), Janir Lino Morais, a adesão dos metalúrgicos nas atividades promovidas pelos sindicatos, nas portas das fábricas, evidenciam a força da categoria em busca dos seus direitos. “Estamos aqui para afirmar que lutaremos por melhores condições de trabalho para a nossa categoria, e a participação dos metalúrgicos é a força que precisávamos para defender os seus direitos na Campanha Salarial 2013”.

O vice-presidente do Sindicato, João Roque falou sobre o momento promissor do comércio de máquinas agrícolas. “Os indicadores das principais feiras do Brasil são favoráveis para o fechamento de um bom acordo coletivo, em virtude a demanda de produção e aos negócios que movimentam o setor”, disse.

Entre as propostas para a convenção coletiva, destaque para a inclusão da compra de produtos orgânicos da agricultura familiar. De acordo com o Sindicato de Santa Rosa, os produtos poderão ser inclusos na alimentação dos trabalhadores e servidos nos refeitórios das empresas. “Com isso, conquistaremos uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos, e melhoraremos a saúde e o hábito alimentar dos trabalhadores”, destacaram.

Além dos dirigentes de Santa Rosa, representantes de outros Sindicatos da região, também se manifestaram. O ato durou quase uma hora. A Brigada Militar esteve no local, mas a manifestação ocorreu de forma pacífica. Durante a tarde, outras fábricas em Santa Rosa serão inclusas no roteiro dos dirigentes sindicais.

Região: Ontem (13), em Horizontina, três turnos da John Deere participaram das mobilizações. No turno da tarde, os sindicalistas estiveram em fábricas nas cidades de Três de Maio, Boa Vista do Buricá e Independência.

Amanhã (15), Santo Ângelo receberá a caravana, que até o final de semana estará em Panambi. Já na próxima semana, os sindicalistas percorrerão as fábricas de Carazinho até Erechim.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, Irineu Schoninger, “Saúde, dignidade no trabalho e salário são necessidades comuns e que só são conquistadas com união e mobilização”.


Nenhum comentário: